Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva da UNILA esteve presente na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres+5)

Internacionalização

O objetivo foi discutir os possíveis caminhos e prioridades para o ensino superior nos países participantes para os próximos anos
publicado: 22/03/2024 13h03, última modificação: 22/03/2024 13h28

Representantes da UNILA estiveram participando em Brasília (DF), entre os dias 13 e 15 de março, da 4ª Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (Cres+5). O evento, realizado após cinco anos da Cres 2018, que foi organizada em Córdoba (Argentina), e por isso intitulado Cres+5, é uma agenda para avaliação e atualização das ações acordadas no Plano de Ação 2018-2028 após a pandemia da Covid-19, que trouxe grandes transformações ao ensino. O encontro reuniu líderes de diversas instâncias relacionadas à educação superior, e visou promover a colaboração e o diálogo para fortalecer a qualidade e a acessibilidade da educação na região, desempenhando importante papel na mobilização e defesa em prol da educação pública.

A comitiva da UNILA que esteve presente na quarta edição do CRES+5, foi formada por estudantes, docentes e gestores da instituição. A Universidade ocupou um papel de destaque no evento, através da participação da reitora Diana Araujo Pereira na coordenação do Eixo 3 de internacionalização e integração regional, junto com outros representantes de universidades do Brasil, da Colômbia e da Nicarágua. Ao todo, 12 eixos temáticos abordaram o futuro da educação superior no encontro da conferência. Entre outros assuntos tratados: as relações entre educação superior, diversidade cultural e interculturalidade; do papel da educação superior diante dos desafios sociais e no desenvolvimento sustentável da região; o impacto da Covid-19 no ensino superior e do trabalho e das condições de vida dos atores da educação superior. Foram debatidos também a inclusão, a diversidade, o papel das mulheres, o financiamento e a governança na educação superior; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico; e a autonomia das instituições.

“No encontro, tive a oportunidade de conversar com reitores e reitoras do Brasil, e de outros países da América Latina e Caribe. Além de realizar uma reunião significativa com o Vice-Ministro da Colômbia, que nos permitiu explorar novas oportunidades de colaboração e crescimento. Como parte da delegação da UNILA, temos orgulho de representar nossa instituição, um exemplo concreto de integração latino-americana e caribenha. Professores, alunos e técnicos administrativos unidos no propósito de construir um futuro educacional mais inclusivo, colaborativo, solidário e democrático, e para além das nossas fronteiras.” Diana Araujo Pereira.

Durante a conferência, foram também anunciados dois novos programas na área da educação superior, para integração educacional entre o Brasil e os países da América Latina e do Caribe, com investimento de mais de R$ 120 milhões. O primeiro será realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, para apoiar projetos conjuntos de pesquisa. O outro programa se chama Mova La América, que oferecerá 500 bolsas de mestrado e doutorado. Os programas serão coordenados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Como parte central do encerramento do encontro, teve a leitura da declaração final da CRES+5. Segundo o MEC, a declaração resgata a educação superior como direito humano universal e bem público social que deve ser plenamente garantido pelos Estados. E, aponta a necessidade de lutar contra a tendência de mercantilização e a privatização dos sistemas educativos, em todos os seus níveis. Bem como traz o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista o lugar estratégico da educação superior para o desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe.

A mensagem foi lida durante a plenária de encerramento da conferência, pela presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuela Mirella, e pelo presidente da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Miguel Angel Machado Rojas.

Participaram da conferência reitores, pró-reitores, diretores, servidores, trabalhadores e estudantes das redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais. A organização da Cres+5 é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e do Instituto Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco Iesalc).