Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participe da etapa final para escolha do nome do novo campus da UNILA

Participe da etapa final para escolha do nome do novo campus da UNILA

Enquete

Comunidade acadêmica pode acessar novo formulário de votação até o dia 26 de março.
publicado: 20/03/2024 11h00, última modificação: 20/03/2024 10h59

Comunidade universitária poderá participar, a partir deste dia 20 de março, da segunda fase de votação online que irá nomear a nova sede da UNILA, considerando que o nome “campus Niemeyer, apontado como uma das sugestões por muitos participantes da enquete, não poderá ser utilizado, devido a necessidade de salvaguardar direitos autorais e patrimoniais.

Para a etapa final de votação, foi disponibilizado um novo questionário com opções que incluem o nome com maior porcentagem de votos na etapa anterior, e mais quatro nomes indicados pela opinião pública, e que foram selecionados pelo comitê responsável. “Com esse mecanismo dividido por etapas de votação, criamos uma forma de ampliar a participação nesta escolha, inserindo também sugestões do público que foram consideradas a partir de critérios elencados anteriormente, como a missão institucional e a pluralidade linguística”, destaca Diana Araujo Pereira, reitora da UNILA.

Veja no gráfico abaixo, o resultado da primeira etapa de votação que contou com 184 participantes, em sua maioria estudantes, correspondente a 73,2% das respostas:

resultado-etapa01

Entre as opções disponíveis na segunda fase, temos: Entrefronteras;  Arandu;   Solidaridad;    Abya Ayala e Nuestra América. “São nomes escolhidos porque ressaltam a interculturalidade tão característica da UNILA, além do plurilinguismo do território de fronteira que cerca a obra. Essas opções também manifestam a vontade da opinião pública em não restringir a opção de voto ao idioma espanhol, um dos critérios estabelecidos no primeiro formulário. Ainda que a ideia inicial era ter um campus nomeado com a outra língua oficial da UNILA, já que o Campus Integração possui o nome em português, a metodologia empregada nesta pesquisa abriu possibilidades para seguir a vontade da opinião pública em ampliar o escopo de idiomas para o nome”, comenta Michele Dacas, secretária de comunicação e uma das organizadoras da pesquisa.

A construção do novo campus, a ser iniciada em 2025, em 03 anos deverá ter entregue os prédios do edifício central, do refeitório e do centro de aulas. Uma obra que é emblemática por trazer o último projeto assinado por Oscar Niemeyer. O projeto do campus, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi o último realizado em vida pelo arquiteto. E esse legado será evidenciado em todas as comunicações sobre a obra, ao longo deste processo. Com a nomeação da nova sede pela comunidade acadêmica, será possível ativar a divulgação do andamento da retomada da obra já nestes próximos meses, dando a transparência necessária a todo o seu processo de construção.

maquete

Para participar deste momento histórico e decisivo para a Universidade, estudantes, docentes e técnicos-administrativos devem acessar o formulário com login e senha de seu e-mail e responder à pesquisa votando em uma das 05 opções disponíveis, até o dia 26 de março. A divulgação do resultado final ocorrerá durante o expediente do conselho superior universitário, em 05 de abril, e também nos canais oficiais da UNILA.

clique no link de acesso ao formulário