Institucional
Participe da etapa final para escolha do nome do novo campus da UNILA
Enquete
Comunidade universitária poderá participar, a partir deste dia 20 de março, da segunda fase de votação online que irá nomear a nova sede da UNILA, considerando que o nome “campus Niemeyer, apontado como uma das sugestões por muitos participantes da enquete, não poderá ser utilizado, devido a necessidade de salvaguardar direitos autorais e patrimoniais.
Para a etapa final de votação, foi disponibilizado um novo questionário com opções que incluem o nome com maior porcentagem de votos na etapa anterior, e mais quatro nomes indicados pela opinião pública, e que foram selecionados pelo comitê responsável. “Com esse mecanismo dividido por etapas de votação, criamos uma forma de ampliar a participação nesta escolha, inserindo também sugestões do público que foram consideradas a partir de critérios elencados anteriormente, como a missão institucional e a pluralidade linguística”, destaca Diana Araujo Pereira, reitora da UNILA.
Veja no gráfico abaixo, o resultado da primeira etapa de votação que contou com 184 participantes, em sua maioria estudantes, correspondente a 73,2% das respostas:
Entre as opções disponíveis na segunda fase, temos: Entrefronteras; Arandu; Solidaridad; Abya Ayala e Nuestra América. “São nomes escolhidos porque ressaltam a interculturalidade tão característica da UNILA, além do plurilinguismo do território de fronteira que cerca a obra. Essas opções também manifestam a vontade da opinião pública em não restringir a opção de voto ao idioma espanhol, um dos critérios estabelecidos no primeiro formulário. Ainda que a ideia inicial era ter um campus nomeado com a outra língua oficial da UNILA, já que o Campus Integração possui o nome em português, a metodologia empregada nesta pesquisa abriu possibilidades para seguir a vontade da opinião pública em ampliar o escopo de idiomas para o nome”, comenta Michele Dacas, secretária de comunicação e uma das organizadoras da pesquisa.
A construção do novo campus, a ser iniciada em 2025, em 03 anos deverá ter entregue os prédios do edifício central, do refeitório e do centro de aulas. Uma obra que é emblemática por trazer o último projeto assinado por Oscar Niemeyer. O projeto do campus, localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi o último realizado em vida pelo arquiteto. E esse legado será evidenciado em todas as comunicações sobre a obra, ao longo deste processo. Com a nomeação da nova sede pela comunidade acadêmica, será possível ativar a divulgação do andamento da retomada da obra já nestes próximos meses, dando a transparência necessária a todo o seu processo de construção.
Para participar deste momento histórico e decisivo para a Universidade, estudantes, docentes e técnicos-administrativos devem acessar o formulário com login e senha de seu e-mail e responder à pesquisa votando em uma das 05 opções disponíveis, até o dia 26 de março. A divulgação do resultado final ocorrerá durante o expediente do conselho superior universitário, em 05 de abril, e também nos canais oficiais da UNILA.
clique no link de acesso ao formulário