Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bolsas beneficiam estudantes de graduação e pós-graduação da República Dominicana

Auxílio que ajuda na permanência dos alunos é o resultado de um acordo internacional entre a UNILA e o governo dominicano
publicado: 23/06/2022 10h11, última modificação: 23/06/2022 10h11

Desde o mês de abril, os discentes da República Dominicana que estudam na UNILA passaram a receber uma bolsa subsidiada pelo Ministério de Educação Superior, Ciência e Tecnologia (Mescyt) do país caribenho. A bolsa é o resultado de um Acordo Internacional entre a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA (PROINT) e o governo da República Dominicana, para garantir a permanência dos estudantes durante o período de ensino universitário.

Atualmente, são sete estudantes dominicanos na graduação que recebem a bolsa de 400 dólares mensais. Os benefícios são concedidos diretamente aos estudantes. O acordo estabelecido com a República Dominicana permite que recursos da Assistência Estudantil da UNILA sejam remanejados para outros estudantes que necessitam do auxílio.

O governo da República Dominicana também estuda estratégias de como absorver os egressos da UNILA em seu país de origem e sobre as questões de reconhecimento do título de graduação de forma automática. Por parte da UNILA, há a responsabilidade de certificar a esses estudantes o conhecimento e o domínio da língua portuguesa com o diploma de graduação e fornecer informações, por meio de relatórios emitidos pela PROINT, sobre o desempenho dos bolsistas, a sua integração na dinâmica da Universidade e ao modo de vida da cidade de acolhida.

O Mescyt também já fez a pré-seleção de três estudantes que irão ganhar bolsa ao ingressar nos programas de mestrado da UNILA em 2022. “O governo dominicano reconhece a qualidade e o potencial da UNILA e já expôs interesse em ampliar o número de vagas, permitindo que estudantes dominicanos ingressem em todos os mestrados da UNILA com bolsa, por meio de uma seleção anual”, explicou a coordenadora de Relações Internacionais da UNILA, Gladys Velez Benito.

Leia mais - Governo da República Dominicana firma convênio para manutenção de estudantes na UNILA