Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AMIRF é eleita para representar a comunidade externa no Conselho Universitário da UNILA
conteúdo

Institucional

AMIRF é eleita para representar a comunidade externa no Conselho Universitário da UNILA

Criada para dar visibilidade às pautas da população migrante, indígena e refugiada de Foz do Iguaçu, Associação integrará o CONSUN no mandato 2024-2025
publicado: 19/11/2024 15h22, última modificação: 19/11/2024 22h23

O Conselho Universitário da UNILA (CONSUN) publicou o Edital com o resultado final da eleição de representante da comunidade externa. A entidade eleita foi a Associação dos Migrantes, Indígenas e Refugiados de Foz do Iguaçu (AMIRF), que integrará o CONSUN no mandato de 2024-2025. A eleição foi realizada durante a Sessão Ordinária do dia 8 de novembro.

Os novos conselheiros eleitos, representando a AMIRF, são Roldy Julien e Jesús Alberto Leon, ambos egressos da UNILA. “Para a UNILA, é muito significativo termos a cadeira de membro da comunidade externa composta por egressos da nossa Universidade. Isso demonstra que nossos estudantes, uma vez egressos, podem retornar ao seu local de origem, mas também colaborar com a Universidade, com a cidade e com a região. E, neste caso, são egressos que atuam de forma propositiva na geração de políticas e ações voltadas aos migrantes, indígenas e refugiados, temas centrais para a nossa fronteira trinacional", destacou a reitora Diana Araujo Pereira.

Fundada em 2022, a AMIRF trabalha para dar visibilidade às pautas relativas à população migrante, indígena e refugiada de Foz do Iguaçu. Sobre a atuação no CONSUN, Roldy Julien afirma que a presença da AMIRF é essencial para dar voz às necessidades da comunidade migrante na UNILA. "Hoje, temos 82 associados, com 13 nacionalidades e 11 idiomas representados. Como quase 100% dos membros da AMIRF são estudantes da UNILA, achamos importante ocupar essa cadeira no órgão mais importante da Universidade. Nosso objetivo é discutir a pauta migratória no CONSUN, destacando as necessidades de grupos como africanos, haitianos e outros migrantes que enfrentam dificuldades na Universidade. Queremos ser essa voz e incentivar mais migrantes a ingressarem na UNILA", reforça.

Como representante da comunidade externa, a AMIRF terá diversas atribuições, incluindo a participação ativa nas reuniões mensais do CONSUN, o voto nas pautas discutidas, a atuação em comissões e a relatoria de processos. O CONSUN é o órgão máximo normativo e deliberativo da UNILA, responsável por decisões nos planos acadêmico, administrativo, financeiro, patrimonial e disciplinar da Universidade. O Conselho se reúne mensalmente em caráter ordinário, na última sexta-feira do mês, com a possibilidade de encontros extraordinários sempre que necessário.

A eleição também contou com a participação de outras instituições representativas da região. Além da AMIRF, candidataram-se o Instituto 100Fronteiras, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/PARNA Iguaçu), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), o Coletivo Ambiental de Foz do Iguaçu (CAFI), a Casa de Religião de Matriz Africana e o Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (COMUS). A AMIRF foi eleita com 11 votos.

Ao longo dos anos, o CONSUN já contou com a participação de entidades como a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa e a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI).