Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Engenharia Civil > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa

publicado 11/10/2018 16h42, última modificação 19/01/2023 16h17
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECI está organizado em uma área de concentração e em três linhas de pesquisa.

 ​ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONSTRUÇÃO

A área de construção está direcionada para o estudo do comportamento de materiais de construção e de estruturas de concreto, envolvendo análise experimental, estudos de campo e simulação numérica e estruturas, além do estudo e desenvolvimento de materiais aplicados à construção civil a partir da abordagem de desempenho. Também são considerados os métodos de análise do ciclo e custo de vida de sistemas dimensionados para serem economicamente eficientes e ambientalmente sustentáveis.

​LINHAS DE PESQUISA:

L1 - MATERIAIS E ECOEFICIÊNCIA

Objetiva o estudo de materiais de construção com base no desempenho, por meio de pesquisas experimentais, numéricas e analíticas, visando propor soluções e estratégias para o projeto e construção de novas edificações e recuperação das já existentes. Os principais temas de pesquisa relacionados são: a) materiais cimentícios; b) aproveitamento de resíduos com base na ecoeficiência; c) emissões e captura de CO2; d) concretos aplicados em barragens; f) materiais betuminosos; g) madeira; h) materiais de reparo e reforço de estruturas de concreto; i) ecoeficiência de materiais de construção j) durabilidade e vida útil da edificação.

L2: ESTRUTURAS

Desenvolver métodos de análise e conceitos teóricos pertinentes à Mecânica das Estruturas, com auxílio de experimentos físicos, estudos analíticos, simulação numérica e monitoramento de protótipos ou estruturas reais, envolvendo os mais diversos aspectos da Mecânica das Estruturas, tais como: análise não-linear inelástica de estruturas, não-linearidade geométrica de estruturas, análise dinâmica de estruturas, confiabilidade estrutural, métodos numéricos de análise estrutural.

L3 – SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

Objetiva avaliar estratégias e desenvolver soluções para a implementação da sustentabilidade e inovação no setor da construção. Os principais temas de pesquisa relacionados são: eficiência energética, conforto ambiental, sistemas construtivos inovadores/sustentáveis e vernáculos, desempenho, ciclo de vida, e câmbio climático.