Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Economia > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 20/02/2019 17h24, última modificação 14/08/2020 18h07
Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE

A Universidade Federal da Integração Latino Americana tem como uma de suas veias mais proeminentes a integração regional. É por esse motivo que a universidade propõe receber discentes, além de docentes, de todos os países da América Latina, reservando vagas de graduação e pós-graduação para candidatos desses países. A internacionalização da universidade, discutida e fomentada em todo o cotidiano acadêmico, é a alma mater da Unila. Como elemento estrutural, a pesquisa, ensino e a extensão são invariavelmente pensados de forma internacional.

Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Economia nasce do amadurecimento das linhas de pesquisa dos docentes atuantes na graduação em Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O histórico do curso de mestrado proposto pelo Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE), inicia em 2010, com os debates sobre a implantação e consolidação das linhas de pesquisa que subsidiam a área de Economia na UNILA.

Em 2015, com a ampliação do quadro de docentes da área de Economia e a respectiva nota máxima na avaliação ad hoc do curso de Graduação de Ciências Econômicas, os esforços do grupo voltaram-se para criação da proposta do PPGE, com área de concentração em Economia Aplicada.

Com área de concentração em Economia Aplicada e duração de 24 meses, este programa de mestrado tem por finalidade estudar temas associados a economia do bem-estar social, macroeconomia e desenvolvimento. Tais temas estão vinculados a natureza da UNILA e do curso de Ciências Econômicas, que tratam da integração latino-americana, com enfoque no desenvolvimento regional, intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e Caribe.

Incomensurável será a importância do PPGE para o Estado do Paraná, de forma mais específica para a região da tríplice fronteira localizada no Extremo-Oeste do Estado que carece de profissionais especializados nessa temática. A pós-graduação em economia almeja atender essa demanda reprimida local, mas igualmente almeja atrair interessados em zonas mais distantes, nos demais países da América Latina. Assim, em termos de público alvo, o diferencial de um mestrado em Economia Aplicada na Unila é a possibilidade de qualificar a população local interessada, fomentar a pesquisa de qualidade na região, sem negligenciar a atração de contingentes estudantis dos mais variados países da América Latina e do Caribe. Ademais, o programa tem como responsabilidade também a criação de toda uma agenda de pesquisa na região.

Paralelamente, o caráter internacional da Unila estimula a geração de uma cultura de internacionalização em um nível sem precedentes no Brasil. Conforme essa cultura se consolide com a formação de pós-graduação, nossa experiência pode vir a inspirar outros programas chancelados pela CAPES, igualmente envolvidos pelo desafio da internacionalização.

 

Perfil do Egresso 

O egresso do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada, será preparado para atividades de pesquisa e docência e análise de políticas econômicas. Com as habilidades e competências adquiridas ao longo do mestrado, o egresso deverá ser capaz de:

  1. Elaborar e analisar pesquisas econômicas que auxiliem na tomada de decisões e na formulação de políticas econômicas, setoriais, comerciais e de desenvolvimento;
  2. Realizar estudos sobre economia do bem-estar social, macroeconomia e desenvolvimento, de forma a auxiliar na compreensão das mudanças econômicas contemporâneas.