Você está aqui: Página Inicial > Institutos > ILACVN > Direção
conteúdo

Direção

publicado 16/05/2017 11h05, última modificação 20/11/2023 09h36
Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN)

Cabe a Direção do ILACVN a gestão do ensino, pesquisa e extensão nas áreas das ciências da vida e das ciências da natureza, pautadas pelo autonomia acadêmica e administrativa, em consonância com a missão da Unila.

A Direção do ILACVN é colegiada, constituída pelo Diretor, Vice-Diretora e Coordenadores de Centro Interdisciplinar. A Direção Colegiada é uma determinação prevista no Estatuto e Regimento Geral da Universidade, com função administrativa, normativa, consultiva, deliberativa e de planejamento.

 

Luciano Calheiros Lapas - Diretor

Professor Associado II da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Diretor do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza - ILACVN/UNILA. Doutor em Física pela Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento na Universidade de Barcelona (Espanha). Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: difusão anômala, modelos físico-matemáticos e de simulação aplicados a sistemas difusivos, transporte de energia em sistemas em nanoescala e termodinâmica de sistemas mesoscópicos fora do equilíbrio.

Agenda do Diretor

 

 

Márcio de Sousa Góes - Vice-diretor

Doutor em Química (2010), Mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais (2006) e Graduado em Química Licenciatura (2003), todos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química - IQ, Araraquara/SP. Atualmente é Professor Associado (Nível 2), área de Química, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, Paraná. Desde 2013, quando ingressou na UNILA, atua pela área de Química, dentro do Centro Interdisciplinar de Ciências da Natureza (CICN) do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). Vem ministrando disciplinas para diferentes cursos de graduação e também faz do quadro docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Física Aplicada (PPGFISA; Nível Mestrado) e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPIGES; Níveis: Doutorado e Mestrado), ambos da UNILA. Na UNILA foi Coordenador do Curso de Química Licenciatura (2015 a 2016); Vice-Diretor do ILACVN (2016 a 2017); Coordenador do CICN (2017 a 2019); Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UNILA (PRPPG/UNILA, 2019-2023) e, no presente momento, está como Vice-Diretor do ILACVN. Atualmente, sua área de pesquisa e de interesse são temas que envolvam a síntese, o desenvolvimento e a caracterização (principalmente técnicas eletroquímicas, difração de Raios X e pelo Método de Rietveld) de materiais funcionais e avançados para aplicação em dispositivos de geração/conversão de energia (supercapacitores, produção de hidrogênio, células solares, etc.) e (bios)sensores eletroquímicos. É líder do Grupo Interdisciplinar em Materiais Avançados e Funcionais (GIMavFun) na UNILA.

Agenda do Vice-diretor