Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Música > Música > Paginas internas - nova estrutura > Professores > Alexandre Aguiar Lopes
conteúdo

Alexandre Aguiar Lopes

publicado 27/01/2020 19h30, última modificação 07/08/2020 13h03

Natural de Brasília-DF, o violonista e professor Alexandre Lopes é Bacharel em Música (Habilitação em Violão) pela Universidade de Brasília, sob a orientação dos professores Eustáquio Grilo, Rodrigo Carvalho e Penélope Maravalhas. Também obteve orientações do professor Dr. Eduardo Meirinhos (Universidade Federal de Goiás) durante a graduação. Possui mestrado em práticas interpretativas (Master ofArts – Guitar Performance) pela Marshall University (Huntington, West Virginia – EUA), sob a orientação do professor Dr. Júlio Alves.

Participou em festivais e eventos acadêmicos como o Curso Internacional de Verão de Brasília, Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC, Jaraguá do Sul-SC), Festival de Violão do Piauí (FENAVIPI, Teresina-PI), Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (Mogi das Cruzes-SP), Festival Internacional de Música da EMAC-UFG (Goiânia-GO), XII Congresso da IASPM (Havana, Cuba), I Simpósio Internacional de Violão (Belo Horizonte-MG) e Festival de Cuerdas (Hohenau, Paraguai), tendo apresentado trabalhos acadêmicos e se aperfeiçoado em masterclasses com os violonistas Fabio Zanon, Eduardo Isaac, Sérgio e Odair Assad, Judicael Perroy, Ana Vidovic, Pablo Sainz Villegas, Mario Ulloa e outros. Também já atuou como professor no XXVII Festival de Música de Cascavel-PR e como solista convidado em séries de concerto da Escola de Música de Brasília, Universidade Federal de Santa Maria, Santander Cultural (Porto Alegre-RS), BRAVIO (Associação Brasiliense de Violão) e Festival Jovens Talentos de Sobradinho (Sobradinho-DF).

Possui atividade como músico solista e camerista, participando em duos, trios e quartetos em diferentes formações instrumentais. Atua como docente da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu-PR) desde 2012, onde leciona disciplinas como “Violão”, “Literatura e repertório”, “Didática do instrumento-violão” e “Laboratório de execução instrumental”. Também atua como membro do quarteto de violões “Fronterizo”, formado na UNILA, e como coordenador do projeto de extensão “Curso Preparatório de Violão”

Currículo Lattes de Alexandre Aguiar Lopes