Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Música > Música > nupemla > Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana - 4ª Edição
conteúdo

Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana - 4ª Edição

publicado 13/08/2020 18h29, última modificação 17/08/2020 20h50
Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?

Com o tema “Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?” surge a 4ª edição das Jornadas de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA. O evento será dedicado à reflexão sobre as concepções contemporâneas das práticas musicais latino-americanas, seus repertórios, seus fazeres teóricos, seus arquétipos referenciais, seus materiais composicionais e suas identidades reais e construídas. Após um longo período em que as identidades nacionais dos países da América Latina foram forjadas na busca de um todo coerente e harmonioso, os alicerces dessas teorias são enfraquecidos a partir dos processos de globalização e transculturalidade que transformam fronteiras e apontam para um cenário fragmentado no qual as identidades restritas adquirem novos significados. Concomitantemente, podemos observar nas instituições latino-americanas, como aponta o musicólogo uruguaio Coriún Aharonián, a manutenção de estruturas afirmadoras da dependência cultural do continente que por vezes utilizam do próprio conteúdo identitário de maneira não aprofundada. Dessa forma, reforçam-se estereótipos na medida em que se voltam de maneira acrítica e superficial para a música de tradição ocidental na justificativa de priorizar certa ideia de latino-americanidade. Olhar para estes impasses significa, sobretudo, buscar compreender as nuances e as gradações resultantes da escolha dos modelos musicais, propor caminhos metodológicos e pedagógicos e trazer à luz as iniciativas contemporâneas que já demonstram os benefícios e riscos da diversidade, bem como estimular os pesquisadores, professores e artistas da América-Latina (mas não só dela) a reverem suas próprias perspectivas de atuação. Neste ano, o evento será realizado on-line, ampliando a possibilidade de participação de interessados de todos os cantos do mundo. 

Versión en español

English version

 

Chamada de Trabalhos (comunicações pré-gravadas) 

O NUPEMLA - Núcleo de Pesquisa em Música Latino-Americana da UNILA - convida os interessados em apresentar comunicações orais na quarta edição das Jornadas de Pesquisa em Música Latino-America, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de outubro. Neste ano o evento será online e terá como tema “Música na América Latina e Música da América Latina: Todas Latino-Americanas?” 

Os interessados deverão apresentar uma proposta (escrita) de até 2500 caracteres em português, espanhol ou inglês. As propostas serão avaliadas por dois pesquisadores da comissão científica. Em caso de divergência, uma terceira avaliação será conduzida.

Nesta edição as comunicações serão pré-gravadas. Cada autor será responsável pela gravação de sua comunicação em vídeo e pelo seu envio à comissão organizadora. Os vídeos deverão ter a duração mínima de 10 minutos e máxima de 15 minutos. As comunicações serão disponibilizadas em plataforma digital de 11 a 24 de outubro, e, durante este período, haverá um fórum de debate ao qual participantes e autores terão acesso. Maiores detalhes sobre a produção do vídeo serão enviados após o aceite da proposta de comunicação.

 

Inscrições e Envio de Propostas

Clique aqui para fazer inscrição no Evento

 

Convidad@s 

Clique aqui para informações sobre convidad@s da 4ª Edição 

 

Programação

Clique aqui para a Programação do Evento

 

Datas Importantes 

1. Inscrições até 07 de outubro.

2. Envio de propostas para comunicação até 15 de setembro.

3. Aprovação das propostas e envio de cartas de aceite até 22 de setembro.

4. Envio dos vídeos com comunicações até o dia 07 de outubro.

5. Discussão das comunicações no fórum virtual: 11 a 24 de outubro.

 

Contato

jornadasunila@gmail.com