Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Música > Arquivos > Professores > Felipe Jose Oliveira Abreu
conteúdo

Felipe Jose Oliveira Abreu

publicado 27/01/2020 19h31, última modificação 17/08/2020 21h39

Foto FelipeCompositor, multi-instrumentista, educador e ativista cultural, Felipe José é sobretudo um músico prático, atuante no cenário brasileiro e latino-americano. Natural de Minas Gerais/Brasil, iniciou-se musicalmente tocando nas bandas de música do interior do estado. Aos 15 anos de idade se fixou em São João del-Rey, onde participou ativamente da Sociedade de Concertos Sinfônicos e da Orquestra Ribeiro Bastos, estudando (e posteriormente lecionando) no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier.

É graduado em Composição e mestre em Improvisação Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou os jogos de improvisação do compositor norte-americano John Zorn, trabalhando de maneira prática algumas propostas de "obra aberta", fundando o Coletivo Distante, grupo oriundo de sua pesquisa de mestrado. A partir do trabalho com Livre Improvisação desenvolveu o Cine no Muro, um projeto de deslocamento dos espaços normalmente associados a música e cinema. O Cine no Muro promove eventos de cinema com trilha sonora espontânea ao vivo, preferencialmente em espaços públicos.

Foi membro do grupo RAMO (2006-2009) e da Itiberê Orquestra Família (2005 - 2006), período em que viveu no Rio de Janeiro, atuando como músico e monitor das oficinas de Itiberê Zwarg. Com a Itiberê Orquestra Família, gravou o álbum "Calendário do Som", baseado no livro homônimo de Hermeto Pascoal, uma de suas maiores influências como músico. Entre 2007 e 2011 foi membro da Mnemusik, atuando como violoncelista neste grupo dedicado ao repertório de música européia medieval, renascentista e barroca.

Felipe José já se apresentou em diversos estados brasileiros e em diversos países na Europa, América do norte e do sul, e Ásia. Desde 2010 se propõe a realizar residências artísticas: Interações Estéticas FUNARTE (Canudos/Bahia, 2010), Monastério Karma Drubdey (Bhutan, 2012), Centro Cultural UFMG (Belo Horizonte/MG 2013), Les 4Ecluses (França 2015), OneBeat (Estados Unidos, 2016). Seu disco, CIRCVLAR MVSICA (2013), foi lançado em Belo Horizonte, São João del-Rey, São Paulo, Santiago de Compostela (Galiza), Porto e Lisboa (Portugal). Recebeu os prêmios BDMG Instrumental (composição e melhor arranjo, 2008), Youth Music International (San Francisco/CA 2008) e Prêmio Pixinguinha FUNARTE 2010). Felipe José participou como arranjador e instrumentista em inúmeros discos produzidos na efervescente cena musical de Belo Horizonte/MG.

Atuando em diferentes práticas musicais, já se apresentou ao lado de importantes nomes da música, como José Maria Neves, Gustavito, Rafael Macedo, Tom Zé, Rafael Martini, Hermeto Pascoal, Steve Coleman, UAKTI e Egberto Gismonti. Atualmente Felipe José é Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Currículo Lattes de Felipe Jose Oliveira Abreu