Você está aqui: Página Inicial > Graduação > História - América Latina > Semana Acadêmica
conteúdo

Semana Acadêmica

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 24/10/2024 13h38
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de História - América Latina

[em breve]

Semana Acadêmica de História 2024 – Ditaduras e Autoritarismo na América Latina: História e Memória(s).

Descrição do evento:

A Semana Acadêmica de História é um evento realizado anualmente no âmbito dos cursos de História-América Latina (Bacharelado) e História-Licenciatura. Além disso, nos últimos anos, tem sido realizado em conjunto com o Mestrado em História (PPGHIS) e, no ano de 2023, incorporou-se a Especialização em Ensino e História e América Latina. O evento visa à interação entre docentes e discentes da área e com pesquisadores(as) de outros cursos da UNILA e de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Além disso, as inscrições são abertas a estudantes de outros cursos da universidade e ao público em geral da cidade e região.

O tema deste ano reforça a vocação latino-americana da área de História ao estar relacionado ao aniversário de 70 anos do golpe de Estado contra o governo de Jacobo Árbenz (1951-1954) na Guatemala, tradicionalmente considerado como o marco inicial das intervenções políticas dos Estados Unidos na América Latina na segunda metade do século XX. Também em 1954, o general Alfredo Stroessner derrubou o presidente Federico Chaves (1949-1954) no Paraguai e governaria o país por 35 anos. Os Estados Unidos não tiveram papel relevante no golpe contra Chaves, mas seriam aliados da ditadura Stroessner – pelo menos até o final da década de 1970. Além desses casos, em 31 de março deste ano o Brasil completou 60 anos do golpe contra o governo de João Goulart (1961-1964).

Os aniversários desses golpes representam “lugares de memória”, conforme os compreende o historiador Pierre Nora. Os aniversários são ocasiões oportunas para analisar a relação que nossas sociedades tecem com esse passado, detectando permanências e rupturas e como estão presentes na produção historiográfica, na cultura histórica e nas práticas de ensino de professores de história.

Referência bibliográfica:

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

SILVA, Marco Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. “Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60, p. 13-33 - 2010.

Período:

25 a 28 de novembro de 2024.

Entidade responsável pelo evento (nesse caso colocamos a coordenação):

Coordenação dos cursos de História-América Latina e História-Licenciatura.

Localização:

Jardim Universitário (JU).

Carga horária total:

20 horas.