Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Mensagem do reitor sobre atividades remotas e híbridas
conteúdo

Institucional

Mensagem do reitor sobre atividades remotas e híbridas

O reitor Gleisson Brito escreveu uma carta à comunidade e gravou um vídeo explicando as mudanças no acesso aos prédios da UNILA considerando o novo cenário epidemiológico
publicado: 14/09/2021 09h04, última modificação: 14/09/2021 13h41

Prezada comunidade,

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana, desde a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, tem se esmerado na manutenção da prestação de serviço público e de qualidade à sociedade brasileira, à comunidade da região de fronteira, e a toda a comunidade latino-americana com a qual mantém estreitos laços.
A Instituição tomou todas as medidas necessárias e imprescindíveis para garantir o cuidado e a preservação da saúde de seus(as) servidores(as) e estudantes.

Tendo clareza dos princípios que norteiam a Administração Pública, ainda no mês de março de 2020, na iminente chegada do coronavírus ao município de Foz do Iguaçu, foram suspensas as atividades presenciais e, gradativamente, no que tange às atividades acadêmicas, migrou-se para o funcionamento remoto.

Também, imediatamente à chegada da Covid-19 em Foz do Iguaçu e região, a Universidade abriu diferentes frentes de trabalho para enfrentar a pandemia, contribuindo com a testagem para coronavírus, com inquérito sorológico, com a produção de indicadores epidemiológicos, com a produção de álcool gel e com várias outras ações que puderam demonstrar a importância da instituição para a região e deram força ao controle pandêmico. Foram cerca de seis mil pessoas que contribuíram, de maneira ativa, para a redução da disseminação viral e para o enfrentamento do estado de calamidade pública municipal.

No início do ano de 2021, com o maior controle da pandemia, a UNILA, paulatinamente, iniciou o retorno das atividades presenciais. Em um modelo híbrido de estudos, aprovado pela Comissão Superior de Ensino, os estudantes voltaram a acessar as unidades da Instituição, para a realização de aulas práticas. Posteriormente, o Comitê Institucional de Enfrentamento à Covid-19 (CIEC) flexibilizou, ainda, o acesso à Universidade para a continuidade de atividades de laboratório interligadas aos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e às pesquisas de mestrado e de doutorado.

Cada passo foi minuciosamente fundamentado em análises de dados e no acompanhamento dos cenários epidemiológicos local, regional, nacional e internacional. Igualmente, foi tomado por base os regramentos definidos pelo Poder Público Municipal. A responsabilidade pela vida de estudantes e de servidores(as) sempre foi a tônica das decisões.

É importante registrar que a UNILA, a partir das já citadas parcerias estratégicas com o município de Foz do Iguaçu, contribuiu para que a cidade fosse acolhida pelo plano de vacinação do Estado do Paraná como uma das primeiras cidades do estado a iniciar a vacinação dos servidores públicos do ensino superior.

Na primeira semana do mês de setembro, o CIEC, em reunião ordinária, voltou a se debruçar sobre os próximos passos que a Instituição deverá tomar, neste novo momento de enfrentamento. Foram analisados os cenários epidemiológicos atuais, as perspectivas de curto e médio prazo para retorno de atividades presenciais da Universidade e as normativas referentes ao tema. As discussões tiveram por mote, especialmente, o aumento da vacinação dos(as) membros(as) da comunidade acadêmica e o contexto epidemiológico atualmente vivido na cidade de Foz do Iguaçu.

Para análise do contexto epidemiológico citado, os(as) integrantes do GT6 - Dados Covid-19 apresentaram informações; a Comissão de Acompanhamento e Planejamento das Atividades Acadêmicas (CAPAacad) analisou a Resolução do CNE/CP nº 2, de 05 de agosto de 2021, do Conselho Nacional de Educação, que institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno presencial das atividades de ensino; a Comissão de Acompanhamento e Planejamento das Atividades Administrativas (CAPAadm) apresentou o Plano de Retorno ao Trabalho Presencial; a Secretaria de Implantação do Campus produziu documento com diretrizes para o uso e ocupação dos espaços institucionais no período de retorno; a Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico contextualizou a experiência na gestão dos espaços e das atividades acadêmicas de caráter prático; e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas tratou do aspecto vacinal dos servidores(as).

Em se tratando da vacinação da comunidade da UNILA, as discussões concluíram que os(as) servidores(as) estarão totalmente vacinados(as) a partir de setembro. Por outro lado, em se tratando de estudantes, o entendimento foi o de que, em razão de serem advindos de diversos países, sobretudo da América Latina, qualquer tentativa de definição de uma data final de vacinação do grupo seria imprecisa. Dentre os(as) estudantes nacionais, há a possibilidade de se antever que findem o processo de imunização em outubro do corrente ano, ou daqueles que continuam em Foz do Iguaçu, é provável que alcancem as duas doses da vacina ainda em outubro.

Nesse contexto, o CIEC decidiu pela alteração da norma de acesso aos prédios da UNILA, para fins acadêmicos e administrativos, mantendo, ainda, a restrição às aulas teóricas. Com essa alteração, os macrogestores passarão a autorizar os acessos aos espaços físicos da UNILA.

Nesse sentido, atividades acadêmicas, como iniciação científica, estágios e ações de extensão, poderão ocorrer nos espaços acadêmicos, após revisão da normativa atual. Em se tratando do aspecto administrativo, entendendo a realidade de cada unidade, caberá ao macrogestor autorizar os servidores vinculados às suas unidades o acesso aos espaços físicos da UNILA, possibilitando que atividades represadas possam ser retomadas. Essa decisão ensejará alteração da Portaria nº 364/2020-GR, que regulamenta o controle de acesso às unidades da instituição. A previsão para que o novo modelo entre em vigor é o mês de outubro.

Com este passo, entendemos que muitas atividades institucionais poderão ser beneficiadas em termos de organização e planejamento. E é importante registrar que seguirão vigentes todos os protocolos de segurança sanitária para acesso e circulação nas instalações da UNILA.

Na decisão, o CIEC também reiterou a manutenção das aulas práticas em caráter presencial, conforme a deliberação da Comissão Superior de Ensino, exposta na resolução COSUEN nº 2 de 2021. Segue, portanto, facultado aos cursos de graduação e de pós-graduação da UNILA avaliar a pertinência e oportunidade de oferta de componentes curriculares práticos.

No que diz respeito às aulas teóricas, a decisão do CIEC foi, neste momento, pela manutenção no modelo remoto. Portanto, o modelo híbrido de funcionamento, com aulas teóricas remotas, e com a possibilidade de aulas práticas presenciais, continuará em vigor. Essa modalidade de ensino deve seguir durante o próximo semestre acadêmico, o qual, conforme calendário acadêmico aprovado pela Comissão Superior de Ensino e pelo Conselho Universitário, inicia-se no mês de novembro de 2021.

Além da questão da pandemia no município, neste momento, lidamos, ainda, com a instabilidade das políticas de fluxo transfronteiriço, o que afeta diretamente o caráter internacional da Universidade. Além disso, muitos estudantes encontram-se em outros estados brasileiros.

Cientes desta condição, a administração da UNILA esclarece que quaisquer mudanças na presencialidade das aulas teóricas serão sempre veiculadas com ampla antecedência de sua entrada em vigor, conforme têm sido a prática institucional.

Clique aqui para ver o vídeo.