Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Na última quinzena, a agenda da gestão da UNILA contou com visitas de representantes do NRE e da Prefeitura de CDE, reunião com a Ebserh, Encontro da Coordenação Estadual do MST, entre outras atividades.
publicado: 12/02/2025 17h28, última modificação: 12/02/2025 17h32

Encontro com representantes da Prefeitura de Ciudad del Este

No dia 5 de fevereiro, a PROEX recebeu a Prefeitura de Ciudad del Este para a construção de uma parceria para o desenvolvimento do plano diretor municipal. Estavam presentes a arquiteta Noelia Paniagua Sosa, chefe de Obras Particulares do Setor de Dirección Urbana; Sofia Masi, assessora municipal; Aníbal Orue, gestor do convênio UNILA - Prefeitura de CDE; Gabriel Cunha, coordenador do Laboratório Modelo em Arquitetura e Urbanismo da UNILA; e Andréia Moassab, pró-reitora de Extensão. O objetivo da reunião foi verificar as possibilidades de colaboração entre a Universidade e a Prefeitura por meio de ações de extensão, sobretudo aquelas voltadas à assessoria técnica.

Atuação da UNILA em colégios estaduais

Já no dia 6 de fevereiro, a PROEX e a PROGRAD receberam, na UNILA, o Núcleo Regional de Educação. O encontro teve como intuito a realização de um delineamento conjunto da melhor estratégia para a atuação da Universidade nos colégios estaduais da região. Em 2025, além de Foz do Iguaçu, a UNILA irá atuar em escolas de São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Ramilândia, Missal e Medianeira.

Na foto abaixo, Solange Portz, da Equipe de Ensino do Núcleo Regional de Educação; Antonio Machado Felisberto Junior, pró-reitor de Graduação; Andréia Moassab, pró-reitora de Extensão; e Ana Rita Uhle, pró-reitora adjunta de Graduação.

Encontro da Coordenação Estadual do MST

A UNILA marcou presença no Encontro da Coordenação Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), realizado em São Miguel do Iguaçu/PR, no dia 7 de fevereiro. Além de prestigiar o evento, os representantes da Universidade aproveitaram a oportunidade para avançar nas diversas frentes de colaboração entre a UNILA e o MST.

Merece destaque a finalização da proposta de curso de Arquitetura e Urbanismo para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e o projeto arquitetônico do box do Armazém do Campo para o Mercado Municipal de Foz do Iguaçu, elaborado via projeto de extensão.

Representaram a Universidade o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima; a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab; a pró-reitora adjunta de Graduação, Ana Rita Uhle; e a secretária de Comunicação Social, Michele Dacas.

Reunião com a Ebserh

Cumprindo agenda em Brasília/DF, a reitora Diana Araujo Pereira e o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado Felisberto Junior, reuniram-se, no dia 10 de fevereiro, com Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Foram pauta do encontro as tratativas necessárias para viabilizar o hospital universitário da UNILA.

Debate sobre segurança alimentar 

No dia 11 de fevereiro, no auditório do Campus Integração, Senilde Guanaes, assessora da Reitoria, e Ana Paula de Fernandez, coordenadora da CAEM/PRAE, representaram a Reitoria em um debate sobre segurança alimentar e o Restaurante Universitário da UNILA. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina “Ateliê de Gestão Organizacional e de Políticas Públicas II”, do curso de Administração Pública e Políticas Públicas.

Encontro do Colégio de Pró-Reitores de Graduação

O pró-reitor de Graduação, Antonio Machado Felisberto Junior, e a pró-reitora adjunta de Graduação, Ana Rita Uhle, participaram do Encontro do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (COGRAD), realizado na sede da Andifes, em Brasília/DF, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Durante o evento, foram discutidos temas relevantes para a educação superior, como a Resolução CNE/CP nº 04/2024 (que estabelece as Diretrizes para as Licenciaturas) e os impactos dessa normativa nos currículos e nas práticas dos cursos. Também foram abordados os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação, administrados pelo Inep, e as perspectivas sobre o Sisu 2025, com sugestões de melhorias para o processo seletivo de 2026.