conteúdo

Perguntas Frequentes - AP

publicado 25/09/2019 10h37, última modificação 23/06/2025 11h47
Enade 2025

Quem deve ser inscrito para Avaliação da Prática (AP) no Enade em 2025?

Deverão ser inscritos para AP os estudantes dos cursos das áreas de licenciaturas que atenderem o critério de habilitação:

  • Estudantes habilitados para AP: aqueles que no âmbito do estágio supervisionado obrigatório, estejam realizando ou que iniciem a regência de classe na Educação Básica entre o início do período das inscrições na AP, previsto no Edital do Enade, até o final do mês julho de 2026.

Os cursos de licenciatura da UNILA pertencentes as áreas de avaliação do Enade 2025, elencadas no edital, são: Filosofia; Geografia; História; Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras; Matemática e Química. 

Os estudantes habilitados para AP estão convocados a participar da AP do Enade 2025, no 1º ou no 2º período previstos no cronograma. 

Os estudantes que já tenham cumprido, no âmbito do estágio obrigatório, todos os períodos de regência de classe na Educação Básica antes do início das inscrições da AP do Enade das Licenciaturas serão considerados não habilitados e não deverão ser inscritos na AP.

 

Quando os estudantes serão inscritos na Avaliação da Prática (AP)?

Os estudantes habilitados para AP serão inscritos, pelo Coordenador do Curso, no 1º ou 2º período da AP, previstos no cronograma.

Há dois períodos para a realização da AP do Enade 2025. O estudante, se habilitado, será inscrito em apenas um deles (preferencialmente no último estágio com atividade de regência de classe).

Os estudantes inscritos serão informados pela Coordenação de Curso através do seu e-mail institucional da UNILA.

As inscrições para AP e AT são independentes, pois há critérios de habilitação específicos para cada. Assim, um estudante pode ser inscrito para a realização das duas avaliações, ou somente uma (AT ou AP).

  

De quem é a responsabilidade pela inscrição do estudante na Avaliação da Prática (AP)?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), por ação direta do Coordenador do Curso.

Na inscrição para a AP, antes de inscrever os estudantes habilitados, o Coordenador do Curso deverá, também, cadastrar os professores orientadores e supervisores, bem como as escolas de realização dos estágios obrigatórios dos estudantes.

 

Qual é o fluxo da Avaliação da Prática (AP)?

O fluxo da AP é este:

 

Preciso preencher o Questionário do Estudante?

Não, os estudantes inscritos somente na AP do Enade 2025 não precisam preencher o Questionário do Estudante.