Avaliação da Prática (AP)
O que é a Avaliação da Prática do Enade?
O Enade das Licenciaturas será composto por dois processos avaliativos: Avaliação Teórica (AT) e Avaliação da Prática (AP).
Na Avaliação da Prática (AP), o estudante será avaliado durante a regência de uma aula observada, em uma escola de Educação Básica, pública ou privada. O objetivo dessa avaliação é coletar informações sobre as características e condições de trabalho docente, bem como avaliar a competência prática do estudante na condução da aula.
A Avaliação da Prática (AP) abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:
Questionário de AP do Estudante: destinado à avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais. As informações coletadas serão tratadas para fins contextuais, visando acompreensão dos resultados da AP.
Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio: destinado a avaliar a atuação do licenciando durante a regência de classe de uma aula observada, bem como coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente, de supervisão do estágio.
Questionário de AP pelo Orientador de Estágio: destinado a avaliar as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante, assim como as condições de acompanhamento do estágio supervisionado. As informações coletadas serão tratadas para fins contextuais, visando a compreensão dos resultados da AP.
O preenchimento do Questionário de AP do Estudante é requisito para a regularidade do estudante habilitado na AP do Enade. Mais informações estão disponíveis no menu “Perguntas Frequentes”.
As inscrições para AP e AT são independentes, pois há critérios de habilitação específicos para cada. Assim, um estudante pode ser inscrito para a realização das duas avaliações, ou somente uma (AT ou AP).
O cronograma da AP do Enade 2025 prevê dois períodos para a realização da AP. O estudante, se habilitado, será inscrito em apenas um deles - preferencialmente no último estágio supervisionado obrigatório com atividade de regência de classe na escola.