conteúdo

Recebimento de Materiais

publicado 01/09/2021 15h58, última modificação 25/01/2024 13h22
Informações sobre o recebimento de materiais

O recebimento de materiais no almoxarifado deve ser previamente agendado pelo fornecedor através do e-mail almoxarifado@unila.edu.br. Nos casos de entrega fora do Almoxarifado por alguma razão, o recebimento deve ser acompanhado por um responsável do Almoxarifado.

PROCEDIMENTOS

O recebimento propriamente dito consiste em três etapas:


1- Recebimento Provisório:

Efetuado por um servidor do Almoxarifado no momento do recebimento do item através da assinatura do canhoto da Nota Fiscal, Termo de Doação, ou Guia de Remessa emitida pelo fornecedor, e em formulário próprio da SEAL. Nesta etapa a equipe da SEAL verifica se houve danos nas embalagens enviadas e realiza a conferência quantitativa dos materiais em consonância com os volumes informados na Nota Fiscal.


2- Parecer Técnico:

A área técnica dirige-se ao almoxarifado, realiza a conferência técnica, emitindo assim o parecer de conformidade ou inconformidade. Em caso de parecer inconforme, a SEAL entra em contato com o fornecedor para correção da inconformidade.


3- Recebimento Definitivo:

Após o parecer técnico favorável emitido pela área técnica, o responsável pelo Almoxarifado confirma o recebimento definitivo do item, enviando assim o processo de pagamento para a Seção de Patrimônio, no caso de bem permanente, ou registrando a entrada dos bens em estoque, quando consumo. Os prazos para o recebimento definitivo do material são definidos no Termo de Referência do processo.

O recebimento definitivo de empenhos com valor acima de R$ 170.000,00 deve ser feito pela Comissão Permanente de Recebimento Provisório de Materiais, de acordo com a Portaria nº 53/2020/PROAGI, de 27 de março de 2020.

Para o recebimento do material é necessário que o material recebido seja acompanhado de um documento válido, constando obrigatoriamente: descrição do material, quantidade, unidade de medida e valor.

São considerados documentos hábeis para o recebimento de materiais ou equipamentos:

  • Nota Fiscal, Fatura;
  • Termo de Cessão, Doação;
  • Guia de Remessa de Material ou Nota de Transferência;
  • Guia de Produção.

 

Após o recebimento provisório, cabe ao responsável pelo almoxarifado controlar a movimentação da nota fiscal através de planilha eletrônica, bem como comunicar ao requisitante, via e-mail institucional, a chegada do material para posterior atesto.

Para efeito de descarga do material no Almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a nota fiscal com o documento que ensejou o recebimento da mercadoria.

Para materiais que tenham prazo de validade curto ou necessidade de armazenamento especiais (itens refrigerados), o fornecedor deverá informar na nota fiscal ou na caixa tal necessidade. A falta desta informação, isentará a Universidade de possíveis perdas deste material.

O andamento do recebimento de materiais pode ser consultado publicamente.

 

FORMULÁRIOS

 

MANUAIS

. Manual do Almoxarifado

 

UNIDADE RESPONSÁVEL

Seção de Almoxarifado – SEAL

E-mail: almoxarifado@unila.edu.br