Recebimento de Materiais
O recebimento de materiais no almoxarifado deve ser previamente agendado pelo fornecedor através do e-mail almoxarifado@unila.edu.br. Nos casos de entrega fora do Almoxarifado por alguma razão, o recebimento deve ser acompanhado por um responsável do Almoxarifado.
PROCEDIMENTOS
O recebimento propriamente dito consiste em três etapas:
1- Recebimento Provisório:
Efetuado por um servidor do Almoxarifado no momento do recebimento do item através da assinatura do canhoto da Nota Fiscal, Termo de Doação, ou Guia de Remessa emitida pelo fornecedor, e em formulário próprio da SEAL. Nesta etapa a equipe da SEAL verifica se houve danos nas embalagens enviadas e realiza a conferência quantitativa dos materiais em consonância com os volumes informados na Nota Fiscal.
2- Parecer Técnico:
A área técnica dirige-se ao almoxarifado, realiza a conferência técnica, emitindo assim o parecer de conformidade ou inconformidade. Em caso de parecer inconforme, a SEAL entra em contato com o fornecedor para correção da inconformidade.
3- Recebimento Definitivo:
Após o parecer técnico favorável emitido pela área técnica, o responsável pelo Almoxarifado confirma o recebimento definitivo do item, enviando assim o processo de pagamento para a Seção de Patrimônio, no caso de bem permanente, ou registrando a entrada dos bens em estoque, quando consumo. Os prazos para o recebimento definitivo do material são definidos no Termo de Referência do processo.
O recebimento definitivo de empenhos com valor acima de R$ 170.000,00 deve ser feito pela Comissão Permanente de Recebimento Provisório de Materiais, de acordo com a Portaria nº 53/2020/PROAGI, de 27 de março de 2020.
Para o recebimento do material é necessário que o material recebido seja acompanhado de um documento válido, constando obrigatoriamente: descrição do material, quantidade, unidade de medida e valor.
São considerados documentos hábeis para o recebimento de materiais ou equipamentos:
- Nota Fiscal, Fatura;
- Termo de Cessão, Doação;
- Guia de Remessa de Material ou Nota de Transferência;
- Guia de Produção.
Após o recebimento provisório, cabe ao responsável pelo almoxarifado controlar a movimentação da nota fiscal através de planilha eletrônica, bem como comunicar ao requisitante, via e-mail institucional, a chegada do material para posterior atesto.
Para efeito de descarga do material no Almoxarifado, a recepção é voltada para a conferência de volumes, confrontando-se a nota fiscal com o documento que ensejou o recebimento da mercadoria.
Para materiais que tenham prazo de validade curto ou necessidade de armazenamento especiais (itens refrigerados), o fornecedor deverá informar na nota fiscal ou na caixa tal necessidade. A falta desta informação, isentará a Universidade de possíveis perdas deste material.
O andamento do recebimento de materiais pode ser consultado publicamente.
FORMULÁRIOS
- Parecer Técnico
- Parecer técnico Comissão - Termo de Recebimento Definitivo
- Recibo de Entrada de Materiais
- Retirada para atesto
MANUAIS
. Manual do Almoxarifado
UNIDADE RESPONSÁVEL
Seção de Almoxarifado – SEAL
E-mail: almoxarifado@unila.edu.br