Formações
Curso de formação de mediadores(as) - Módulo I
Modalidade: Telepresencial (via Google Meet)
Período de realização: 10/10 a 05/12/2022 (aulas síncronas quinzenais às segundas-feiras, das 19h às 22h)
Público-alvo: Exclusivo para servidores(as) da UNILA
AVISO: INSCRIÇÕES ENCERRADAS (TODAS AS VAGAS FORAM PREENCHIDAS)
Saiba mais:
1. O que é o curso de formação de mediadores(as)?
A demanda surgiu a partir da necessidade de aperfeiçoamento das teorias e práticas de gestão de conflitos na universidade. A mediação foi escolhida por ser um instrumento muito indicado para gerir conflitos, especialmente em casos que envolvem relações continuadas, como é o caso da universidade.
O curso de formação de Mediadores(as) é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo, por meio de sua Câmara de Mediação Universitária, e terá uma carga horária total de 180 horas, sendo realizado em duas etapas, uma teórica e outra prática. A parte teórica é dividida em 4 módulos de 25 horas, sendo: Comunicação, Teoria Geral do Conflito, Meios de Gestão de Conflitos (Sistema Multiportas) e Mediação.
Em 2022 será ofertado o Módulo I (Comunicação), que é subdividido em: i) 15 horas destinadas aos encontros síncronos; e ii) 10 horas destinadas à realização de atividades assíncronas. Os demais módulos serão ofertados em 2023, com calendário a ser definido junto aos(às) cursistas.
2. Por que fazer o curso?
Espera-se formar mediadores(as) para atuar em conflitos no âmbito da universidade, coordenados por um espaço/órgão institucional de gestão de conflitos (nos moldes de uma câmara de mediação) que está sendo inicialmente desenhado e será oportunamente debatido junto à comunidade universitária.
Você poderá contribuir para transformar o paradigma de convivência atual da universidade, construindo uma instituição mais acolhedora e mais capaz de lidar com os seus conflitos.
3. Quando acontecerá o módulo I?
O curso está programado para acontecer entre 10/10/2022 e 05/12/2022. Haverá aulas síncronas quinzenais às segundas-feiras (19h às 22h).
4. Quais os requisitos para participação?
- Ser servidor(a) efetivo(a);
- Possuir nível superior de formação (não importa se o cargo ocupado for de nível médio);
- Dispor de computador e acesso à internet;
- Disponibilidade para uso de câmera e microfone durante os encontros síncronos;
- Dispor de, pelo menos, 5h semanais para participar dos encontros síncronos e desenvolver as atividades assíncronas atribuídas;
- Intenção de completar o curso (demais módulos deverão seguir a dinâmica de aulas síncronas quinzenais às noites de segunda-feira);
- Ciência de que após o curso, serão convocados para atuar como mediadores de forma esporádica. A atuação na câmara poderá ocorrer de forma online.
5. Quantas vagas são ofertadas?
Serão ofertadas 08 vagas e o preenchimento será feito por ordem de recebimento das inscrições.
6. Quais os critérios para aproveitamento (aprovação)?
- Frequência: mínimo de 75%;
- Realização de, pelo menos, 75% das atividades assíncronas propostas.
7. O curso contará como horas de trabalho?
Sim. Tanto a participação durante a formação, quanto a posterior atuação nas Câmaras de Mediação, serão consideradas como atividade de trabalho e deverão ser contabilizadas na sua carga horária semanal.
8. Tenho interesse em fazer a inscrição. Como devo proceder?
As inscrições encontram-se encerradas, pois todas as vagas foram preenchidas.
Esclarecimentos adicionais podem ser demandados à Ouvidoria pelo e-mail <ouvidoria@unila.edu.br> ou pelo ramal 9944.
Formação em Facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos – 28 a 30 de novembro 2018
Objetivo Geral: Formar os participantes do curso como facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos, tais como: círculos de diálogo (sensibilização), de fortalecimento de vínculos familiares, de fortalecimento de equipes de trabalho, de construção de senso de comunidade.
Workshop “Círculos de Construção de Paz” com Kay Pranis – 25 e 26 de junho 2018