Institucional
UNILA terá extensa programação na Feira Internacional do Livro
Começa, neste domingo (16), em Foz do Iguaçu, a 14ª Feira Internacional do Livro, e a UNILA estará presente com atividades organizadas pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), Editora Universitária da UNILA (EdUNILA) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), como apresentações culturais, exposições, palestras, rodas de conversa, lançamento de livro e projetos de extensão. O evento integra o 1º Festival Literário de Foz do Iguaçu, a 37ª Semana Literária do Sesc e a Primavera Universitária da Unioeste. A homenageada desta edição é a escritora Carolina de Jesus.
Confira, abaixo, as principais atividades*:
16 de setembro | domingo
No dia da abertura do evento, a UNILA estará presente com o projeto de extensão "Eternizar-te". Às 18h, haverá uma atração musical, com as estudantes Alicia Vanessa Reyes Londoño (Colômbia) e María Betania Hernández Jiménez (Venezuela), que cantarão acompanhadas de um cuatro, instrumento típico da América Latina. Já às 19h, o projeto de extensão “Laboratório de Tradução da UNILA”, que vem se dedicando há mais de um ano à tradução da obra da escritora, poetisa e cantora homenageada Carolina Maria de Jesus, promoverá a ação performática autobiográfica “Casa de Páginas”, que será realizada pela estudante Thaina de Santana Alencar, do curso de Letras - Artes e Mediação Cultural. Também será realizada a mesa “Reflexões em torno à tradução de Quarto de Despejo”.
18 de setembro | terça-feira
Na terça-feira, a programação da UNILA concentra-se no espaço denominado "Ilha Literária Universitária" - espaço compartilhado entre EdUNILA, EdUnioeste e Editora IFPR. Às 8h30, haverá a palestra “Mudanças climáticas globais. Você é mesmo responsável por isso?”, com Ana Clarissa Stefanello. Às 16h, haverá uma oficina de poesia visual, intitulada “Poesia para todos”, a ser ministrada por Lisbeth Juliana Monroy Ortiz.
Também está prevista, por parte da EdUNILA, uma palestra e slideshow com a artista plástica e estudante de mestrado da UNILA Daniela Serna, na Ilha Literária Universitária, às 17h30. Já no espaço do Cinesesc, às 19h, o Núcleo de Cultura e Integração (IMEA) fará a apresentação do documentário "Ñanduti Inmigrantes". Às 19h30, na Ilha Literária, será realizada, também pelo IMEA, uma roda de conversa sobre o Observatório de Democracias.
19 de setembro | quarta-feira
Na quarta-feira, estará presente novamente o projeto "Eternizar-te", das 15h às 17h, e, na sequência, o projeto "Pequenas ações salvam vidas", das 17h às 19h. No Espaço Literário 2, a partir das 19h, ocorrerá a mesa "Mulheres negras na educação superior", com a presença da professora Lucimar Dias (UFPR), da servidora técnico-administrativa Fernanda Rocha e da estudante Nicole Machado, da UNILA. Paralelamente, na Arena Literária, será lançado o livro “Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil”. Escrita por Marcelo Ferraz, a obra será tema de palestra do professor Antonio Guizzo, da UNILA, a partir das 19h. Às 19h30, na Ilha Literária Universitária, haverá um debate sobre o “Território continental Guarani e territorialidade transfronteiriça”, promovido pelo Observatório da Temática Indígena na América Latina, do IMEA.
20 de setembro | quinta-feira
Na quinta-feira, Yuri Amaral, autor de “Fanzines - reflexões sobre cultura, memória e internet”, publicação lançada pela EdUNILA, fará um bate-papo sobre o seu livro, no estande da UNILA, a partir das 18h. Na sequência, haverá uma reunião aberta do Núcleo de Integração e Cultura (NICULT), às 19h30. Paralelamente, ocorrerá uma série de apresentações culturais. No Palco Arena, o Grupo de Danças Latinas da UNILA "Laban: arte e performance" fará uma apresentação às 19h, e o Coletivo Teatral Cote’coi se apresentará às 19h30. Em seguida, será a vez do Coral TodoCanto, às 20h15. No mesmo dia, serão repetidas as atividades do projeto de extensão “Laboratório de Tradução da UNILA” e “Reflexões em torno à tradução de Quarto de Despejo”.
21 de setembro | sexta-feira
A sexta-feira será marcada pelo lançamento do quarto livro publicado pela EdUNILA em 2018: “A trajetória de um libertário: Pietro Gori na América do Sul”. O autor, Hugo Quinta, estará na Arena Literária para contar sobre sua pesquisa, desenvolvida no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA, que originou o livro. A atividade terá início às 19h.
Já na Ilha Literária Universitária, às 19h30, haverá uma roda de conversa promovida pelo IMEA sobre “Pensar uma pedagogia da/para a fronteira - GT de Fronteira: linguagem e alteridade”.
22 de setembro | sábado
No sábado, haverá uma nova intervenção do grupo "Eternizar-te", no período da tarde, das 14h às 17h. Em seguida, no estande, será realizada uma mesa-redonda sobre o livro “Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA”, organizado pela docente Francisca Paula Soares Maia, com Samuel Oliveros Calderón e Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro. Está programado, ainda, um encontro do Observatório de Gênero e Diversidade, a partir das 19h30.
- A programação completa da Feira Internacional do Livro está disponível neste link.
- Veja fotos da participação da UNILA na Feira do Livro de 2017, no Flickr.
*Programação sujeita a alterações ao longo da semana.