Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA sedia o 1º Congresso de Internacionalização da Educação Superior
conteúdo

Institucional

UNILA sedia o 1º Congresso de Internacionalização da Educação Superior

Abertura será nesta quarta-feira (4); evento prossegue até a sexta-feira (6), com a discussão dos processos de internacionalização das instituições de ensino superior
publicado: 03/09/2019 17h45, última modificação: 03/09/2019 17h47

A UNILA sedia, de 4 a 6 de setembro, o 1º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (Cies), organizado em parceria com a Universidad Nacional del Litoral (Argentina), Universidad Nacional de Asunción (Paraguay) e a Universidad de la República (Uruguay).

A conferência de abertura está marcada para as 19h, desta quarta-feira (4), no Auditório César Lattes, da UNILA-PTI, e será proferida pela professora Marília Costa Morosini (PUCRS), que irá falar sobre “Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: desafios e perspectivas para a América Latina”.

O evento também prevê apresentações de trabalhos e mesas-redondas (confira a programação completa). Especialistas da área irão debater os processos de internacionalização das instituições de ensino superior, principalmente, no Mercosul. Os eixos temáticos são: gestão da internacionalização no ensino superior; cooperação internacional e alianças estratégicas; mobilidade acadêmica de professores, alunos e gestores; suporte e orientação para estudantes estrangeiros em instituições de ensino; internacionalização do currículo; impactos da internacionalização, da pesquisa e da inovação; reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes e de egressos estrangeiros; reconhecimento de títulos e prática profissional no Mercosul.

O evento é um desdobramento do projeto de pesquisa fomentado pelo Nucleo de Estudios e Investigaciones en Educacion Superior del Mercosur (Neies), intitulado “Movilidad de Estudiantes y Graduados; Reconocimiento de Títulos y el ejercicio profesional en el Mercosur”. O projeto é fruto da parceria entre as universidades promotoras do Congresso e tem por objetivo contribuir para a compreensão de elementos fundamentais da mobilidade internacional e do reconhecimento de títulos acadêmicos.