Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

UNILA se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Compromisso foi registrado através da assinatura no Livro Branco do Observatório Regional de Responsabilidade Social da América Latina (Orsalc)
publicado: 23/11/2018 17h13, última modificação: 11/01/2019 23h19

Nesta quinta-feira (22), foi realizada a assinatura da UNILA no Livro Branco do Observatório Regional de Responsabilidade Social da América Latina (Orsalc), intitulado “A responsabilidade social territorial: definições de habilidades e competências segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030”. Na prática, a assinatura no Livro Branco simboliza o comprometimento da Universidade em desenvolver políticas e ações que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela ONU para melhorar a qualidade de vida a nível global até 2030. O documento foi assinado pelo reitor pro tempore da UNILA, Gustavo Oliveira Vieira, e pelo representante da Orsalc, Humberto Grimaldo Durán, em cerimônia que contou com a participação de servidores e estudantes da UNILA.

Durante a solenidade, o reitor enfatizou que a UNILA tem um papel-chave no desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira e também pode propor políticas a serem ampliadas para outras regiões da América Latina. “O impacto de uma universidade federal vai além da entrega de títulos de graduação ou pós-graduação. Uma universidade federal repercute em todos os níveis de educação e auxilia no desenvolvimento de locais em que, muitas vezes, as universidades são a única estrutura do estado presente. Temos grandes desafios que estamos assumindo, mas também estamos nos arriscando a sair da nossa zona de conforto e repensar qual é esse papel que está sendo exigido das instituições públicas de ensino”, salientou Vieira.

Algumas das ações que já são desenvolvidas pela UNILA na região foram apresentadas durante o evento. Os professores Jorgelina Tallei (UNILA) e Theodorico Melo dos Santos (Secretaria Municipal de Educação) apresentaram o projeto “Formação docente: pedagogia de fronteira”, programa de formação permanente sobre educação na fronteira e que já capacitou mais de 150 professores de 51 escolas municipais de Foz do Iguaçu. Em 2018, o projeto foi selecionado como uma das 30 propostas mais inovadoras em educação na América Latina e no Caribe, pelo Programa Regional para el Desarrollo de la Profesión Docente, da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Humberto Grimaldo Durán, representante da OrsalcHumberto Grimaldo Durán, representante da Orsalc – órgão vinculado ao Instituto da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe –, destacou que a ONU considera primordial a participação das universidades nas mobilizações sobre ODS. “A responsabilidade social territorial precisa ser discutida para construir e sustentar uma educação superior inclusiva, igualitária e de qualidade, uma investigação socialmente responsável e a promoção de oportunidades de aprendizado permanente para todos, como está planteado alcançar nos Objetivos”, explicou.

Além da UNILA, cerca de 30 instituições da América Latina se comprometeram a assinar o Livro Branco. A proposta é que esses órgãos tenham uma agenda comum de atividades para discutir a relação entre a educação superior e os ODS.