Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA prorroga até 12 de agosto as inscrições para o processo seletivo internacional
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA prorroga até 12 de agosto as inscrições para o processo seletivo internacional

Candidatos de 32 países da América Latina e Caribe podem participar da seleção que oferta vagas em 29 cursos
publicado: 11/07/2018 16h24, última modificação: 11/01/2019 23h18
Mapa com os países que podem participar da seleção

Mapa com os países que podem participar da seleção

Mapa com os países que podem participar da seleçãoA Universidade Federal da Integração Latino-Americana prorrogou as inscrições para novos estudantes da América Latina e do Caribe. Os candidatos têm, agora, até o dia 12 de agosto para inscrever-se em uma das 708 vagas ofertadas pela Universidade, distribuídas em 29 cursos de graduação. Todo o processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado diretamente no site da UNILA. Os aprovados terão direito a educação gratuita durante todo o tempo que durarem seus estudos. Por ser uma universidade pública federal, a UNILA não cobra nenhum tipo de mensalidade ou taxa de matrícula.

Podem inscrever-se na Seleção Internacional da UNILA candidatos de 32 países da América Latina e do Caribe. Além disso, latino-americanos que já residem no Brasil também podem participar do processo seletivo, desde que estejam no país há mais de seis meses. Para participar, é necessário ter nacionalidade legalmente comprovada de um país latino-americano ou caribenho, ter concluído o ensino médio integralmente fora do Brasil e ser maior de 18 anos (até 19 de fevereiro de 2019). Não é necessário ter conhecimento de português, já que os aprovados poderão participar de um curso, a distância, de acolhimento linguístico e cultural.

Todas as etapas da seleção são realizadas diretamente pelos candidatos no site da UNILA. Além de preencher o formulário com informações pessoais, o candidato deverá indicar, em ordem de preferência, os cursos de primeira e segunda opção. No total, a UNILA oferece 29 cursos, de várias áreas do conhecimento, incluindo licenciaturas e bacharelados. Conheça aqui os cursos da UNILA.

No momento da inscrição, é necessário escanear e anexar, em formato PDF, os documentos exigidos pelo Edital. “É importante que os candidatos e as candidatas não deixem para inscrever-se na última hora. A UNILA pede vários documentos que devem ser enviados no momento da inscrição. Se faltar algum documento, o candidato poderá ser desclassificado e perder a chance de ocupar uma das vagas oferecidas pela UNILA”, lembra a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Diana Araújo. Os documentos exigidos são carteira de identidade, certidão de nascimento, certificado de conclusão de ensino médio, histórico de notas e a ficha de declaração, disponível no anexo I do Edital. Os interessados pelo curso de Música deverão enviar, ainda, um vídeo interpretando pelo menos três músicas de gêneros distintos. As instruções para o vídeo também estão no Edital.

Candidatos de países que não tenham o espanhol como língua oficial deverão apresentar certificação internacionalmente reconhecida de proficiência em língua espanhola (Celu ou Dele) ou em língua portuguesa (Celpe-Bras), ou comprovar que residem em território brasileiro há, pelo menos, seis meses.

A Universidade também irá reservar 50% das vagas para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas, que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica, vulnerabilidade humanitária ou condição de refúgio. Esses candidatos, que deverão anexar documentos comprobatórios no momento da inscrição, poderão concorrer a bolsas de auxílio estudantil. Para isso, é necessário fazer uma inscrição prévia, pelo sistema Inscreva, até 23 de agosto.

Em caso de dúvidas sobre a Seleção Internacional, acesse as Perguntas Frequentes ou mande e-mail para seleccion.al@unila.edu.br.