Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA promove mutirão para que estudantes estrangeiros regularizem documentação junto à PF

A ação para emissão e regularização da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) segue até quarta-feira
publicado: 26/06/2023 10h49, última modificação: 26/06/2023 10h49

A UNILA promove um mutirão para emissão e renovação da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), que inciou no dia 21 e segue até a próxima quarta-feira (28), no auditório do Campus Integração, com objetivo de fazer um pré-cadastro com informações que são compartilhadas com a Polícia Federal. Na UNILA, o estudante estrangeiro recebe o atendimento inicial, com a verificação de toda a documentação exigida. Depois o solicitante vai ao Núcleo de Migração da Polícia Federal para providenciar a fotografia do documento, colher as digitais e já sai dali com o protocolo da CRNM em mãos.

O atendimento ocorre no horário de 8 às 11h30 e a expectativa é que aproximadamente 120 discentes no período passem por esse processo. Estão sendo atendidos estudantes estrangeiros de várias nacionalidades, provenientes de países como Peru, Haiti, Colômbia, Venezuela, Equador, Paraguai, Nicarágua, Costa Rica, Cuba e República Dominicana. Esse trabalho conjunto com a Polícia Federal vem acontecendo desde 2015.

A servidora da Seção de Apoio ao Estrangeiro, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), Beatriz Dias, afirma que é importante que o discente tenha regularizado o seu trâmite regulatório, inclusive porque o documento é necessário para matrícula na UNILA. “Com essa ação, o estudante obtém o documento que dá acesso a vários serviços disponíveis no Brasil, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Com o protocolo da CRNM em mãos, ele pode abrir conta em banco, providenciar CPF e Carteira de Trabalho, caso queira pleitear um trabalho formal para manter-se na cidade”, explica.