Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA participa do Programa Integração Universidade Empresa

UNILA participa do Programa Integração Universidade Empresa

Iniciativa faz parte do Programa Acelera Foz e prevê a oferta de bolsas na modalidade Pesquisador na Empresa para estudantes de graduação e pós-graduação
publicado: 16/07/2020 10h56, última modificação: 17/07/2020 16h05

A UNILA é uma das instituições de ensino superior participantes do Programa Integração Universidade Empresa, que busca a inserção de estudantes de graduação ou pós-graduação, professores e empreendedores em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, com apoio do Sebrae Paraná, a iniciativa faz parte do Programa Acelera Foz e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de soluções para micro, pequenas e médias empresas. Além disso, a iniciativa busca diminuir a evasão de estudantes universitários, tanto da graduação como da pós-graduação, neste período de pandemia, por meio da oferta de bolsas na modalidade Pesquisador na Empresa.

De acordo com o edital, disponível na página do programa, o valor das bolsas para o estudante é de R$ 800, por um período de 9 meses, sendo 90% custeados pelo Programa Acelera Foz e 10%, pelas empresas. Cada empresa pode receber até três bolsistas. No total, o programa está oferecendo 200 bolsas para as empresas da cidade. O prazo para a apresentação das propostas é 2 de agosto.

As empresas interessadas em buscar apoio da UNILA devem preencher um formulário prévio e entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UNILA), através do e-mail nucleo.inovacao@unila.edu.br, para apresentar uma proposta. O NIT/UNILA irá elaborar o projeto em conjunto com a empresa. A partir do projeto, a UNILA fará a seleção dos estudantes e dos professores, que serão os orientadores das atividades.

A UNILA oferece 29 cursos de graduação, em diferentes áreas do conhecimento. Também oferece 12 mestrados e 1 doutorado. Além disso, dispõe de uma variedade de laboratórios e de equipamentos de última geração, que poderão ser utilizados pelos bolsistas no desenvolvimento de suas atividades.

O grande diferencial da UNILA é sua capacidade de oferecer bolsistas para problemas de pequena e média complexidade das empresas. Como temos alunos de graduação, mestrado e doutorado, temos a possibilidade de disponibilizar um aluno que entenda a organização em diferentes níveis de complexidade”, ressalta Daniel Nascimento, representante da UNILA no Programa Integração Universidade Empresa e integrante do NIT/UNILA. Assim, exemplifica, ao escolher os bolsistas, as empresas interessadas podem optar, ao mesmo tempo, por alunos de graduação e pós-graduação, uma vez que é possível dispor de até três bolsistas. “O NIT/UNILA ajuda a identificar o perfil do aluno e do curso com maiores chances de resolver a problemática”, completa.

As empresas poderão apresentar propostas para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, inovações organizacionais e demais inovações não tecnológicas. Também podem apresentar problemas a serem solucionados ou oportunidades de melhoria a serem implementadas. “Esse programa abrange todos os tipos de inovação, tanto a tecnológica como a inovação social, porque não restringe ramo de atuação das empresas”, destaca Nascimento.