Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA oferece bolsas de extensão para estudantes e graduados

UNILA oferece bolsas de extensão para estudantes e graduados

No total, estão sendo oferecidas dez bolsas em dois projetos; inscrições devem ser feitas até 25 de agosto
publicado: 17/08/2021 10h00, última modificação: 17/08/2021 14h19

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) abriu seleção para a concessão de bolsas a estudantes de graduação da UNILA e recém-graduados de qualquer instituição de ensino superior. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto.

Estão sendo oferecidas cinco bolsas para o projeto “Investigação do potencial de geração de biogás e biofertilizantes utilizando resíduos orgânicos alimentando pequenos biodigestores em colégios estaduais do Paraná” (edital PROEX 036/2021) e cinco bolsas para o projeto “Vivendo livros: construindo uma biblioteca com a comunidade” (edital PROEX 365/2021).

As bolsas serão financiadas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do governo do Paraná, no âmbito do Programa Universidade sem Fronteiras.

Para efetivação da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no portal Inscreva, informando a vaga à qual pretende concorrer e anexando a documentação exigida. Profissionais e estudantes  selecionados receberão orientação e supervisão de um professor extensionista e pesquisador.

Entre os critérios de avaliação, tanto para graduados como para estudantes de graduação, estão a análise do histórico escolar e do currículo, Carta de Interesse, entrevista e situação de vulnerabilidade socioeconômica do candidato.

Biogás e biofertilizantes

Podem candidatar-se profissionais recém-formados em Engenharia de Energia ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Química, que tenham concluído a graduação há no máximo três anos, a contar da época da seleção. O valor mensal da bolsa será de R$ 2.000, para uma carga horária diária de 6 horas, com destinação exclusiva para o pagamento durante o período de execução do projeto. Para esta modalidade, está sendo ofertada uma vaga.

Os estudantes de graduação da UNILA interessados na seleção de bolsas para este projeto devem estar regularmente matriculados nos cursos Engenharia Química (1 bolsa), Engenharia de Energia (1 bolsa) ou Geografia (2 bolsas). O candidato não pode ter vínculo empregatício ou receber qualquer outra modalidade de bolsa vinculada a projeto, exceto bolsas de assistência estudantil, entre outras exigências. O valor mensal da bolsa será de R$ 745 para uma carga horária de quatro horas.

Vivendo livros

Podem candidatar-se profissionais recém-formados em Letras (1 vaga) ou Geografia (1 vaga), que tenham concluído a graduação há no máximo três anos, a contar da época da seleção. O valor mensal da bolsa será de R$ 2.000, para uma carga horária diária de 6 horas, com destinação exclusiva para o pagamento durante o período de execução do projeto.

Estudantes da UNILA devem estar matriculados nos cursos de Letras (1 vaga), Geografia (1 vaga) ou Arquitetura (1 vaga). O candidato não pode ter vínculo empregatício ou receber qualquer outra modalidade de bolsa vinculada a projeto, exceto bolsas de assistência estudantil, entre outras exigências. O valor mensal da bolsa será de R$ 745 para uma carga horária de quatro horas.