Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança nova edição da SIEPE, o maior evento científico da instituição

UNILA lança nova edição da SIEPE, o maior evento científico da instituição

Em formato totalmente presencial, neste ano o evento ocorre no mês de outubro; editais de seleção de trabalhos têm prazo até dia 4 de setembro
publicado: 26/07/2022 11h30, última modificação: 26/07/2022 11h41

A 4a edição da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) acontecerá de 18 a 21 de outubro, com programação totalmente no formato presencial. Retoma, inclusive, a realização da Mostra de Cursos, que promove uma ampla participação da comunidade no principal evento científico da instituição. O tema deste ano será “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação do Brasil” e o objetivo do evento é divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e provocar a reflexão sobre temas de diversas áreas, por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da UNILA.

Ensino

O retorno ao formato presencial da Mostra de Cursos vem sendo muito aguardado, já que o evento deixou de ser realizado nos últimos dois anos em função da pandemia. Segundo o representante da Pró-Reitoria de Graduação, Hermes Schmitz, cada curso de graduação terá um estande para exposição que poderá ser visitado pela comunidade, em especial por estudantes de colégios da região. “Eles terão, assim, a oportunidade de conhecer a UNILA e a diversidade de cursos oferecidos, interagindo diretamente com professores e estudantes da instituição”, afirma. A Mostra de Cursos acontecerá no Ginásio da Unidade Jardim Universitário nos dias 18 e 19 de outubro.

Já a realização do Seminário de Atividades Formativas (SAFOR) permitirá a realização de rodas de conversa com os bolsistas dos vários programas de ensino da UNILA, ação iniciada no ano passado e que possibilita a discussão dos programas a partir de conversas mais informais e espontâneas entre os discentes participantes. Hermes reforça, também, que as mesas-redondas buscarão discutir a orientação pedagógica a discentes em consonância com o Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico, que está em fase de implementação. Outros temas que serão tratados na edição deste ano são os estágios curriculares e sua importância na formação discente. O período para submissão de Relatos de Experiências segue até o dia 4 de setembro. Para mais informações sobre o SAFOR, acesse aqui.

Extensão

O Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI) já está na sua nona edição e é o evento acadêmico voltado à apresentação de resultados das atividades de extensão desenvolvidas por discentes bolsistas e, também, por voluntários. A representante da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Bianca Stoeckl, reforça que os bolsistas que não apresentaram trabalho na edição anterior poderão participar neste ano e regularizar sua situação. A expectativa, segundo ela, é a apresentação de mais de 150 trabalhos e, ao final do evento, os mais bem avaliados receberão o certificado de menção honrosa.

As inscrições prosseguem até 4 de setembro para a submissão de resumos relacionados às ações de extensão e as apresentações de trabalho para o SEUNI serão exclusivamente na modalidade de comunicação oral. Além dessa programação, a equipe da PROEX prevê a organização de atividades culturais e de uma roda de conversa sobre a curricularização da extensão, tema que vem sendo debatido pelos cursos de graduação da UNILA e que é de interesse de toda comunidade acadêmica.  Para mais informações sobre o SEUNI, acesse aqui.

Pesquisa

Já em relação à área de pesquisa, o XI Encontro de Iniciação Científica e VII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EICTI 2022 permitirão ter contato direto com o que foi desenvolvido pelos estudantes no período, sejam na condição de bolsistas (CNPq, Fundação Araucária ou PRPPG-UNILA) ou voluntários, além dos orientadores dos trabalhos desenvolvidos. A expectativa para os eventos, segundo o representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Goes, é que 120 planos de trabalhos sejam apresentados na forma de comunicação oral e painel. As inscrições para submissão de resumos também acontece até o dia 4 de setembro. Para mais informações sobre o EICTI, acesse aqui.

Além disso, segundo ele, os organizadores do evento e toda a comunidade acadêmica estão com boas expectativas para este ano: “o evento retorna de maneira presencial e esperamos que o mesmo possa trazer uma possibilidade maior de compartilhamento de ideias, experiências e novos saberes dentro da iniciação científica, tecnológica e de inovação em nossa instituição”. Neste evento, a UNILA é avaliada pelo Comitê Externo do CNPq e os trabalhos apresentados passam por avaliação de assessores convidados. “Consideramos essas avaliações importantes para compreender o que melhoramos ao longo dos anos e o que ainda precisamos avançar para termos uma iniciação científica de qualidade e excelência”.