Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança editais de seleção de alunos especiais em programas de pós-graduação

Processo Seletivo

São ofertadas vagas nos programas de História, de Literatura Comparada e no Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade
publicado: 20/07/2023 09h25, última modificação: 20/07/2023 09h25

Sabe aquele interesse em cursar uma disciplina de mestrado para ver como funciona essa etapa acadêmica e se é isso mesmo que você pensa em seguir? Então, chegou a vez de experimentar ser um mestrando e aproveitar a oferta de disciplina isolada em cursos de pós-graduação na UNILA. Alguns programas estão com inscrições abertas para disciplinas como aluno especial e uma dessas vagas pode ser sua. Veja quais são os cursos ofertados, junte os documentos e viva essa experiência.

Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

Para cursar uma disciplina no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, há vagas para discentes de outros programas da UNILA e também de programas externos, além de graduados ou estudantes do último semestre do curso. O número de vagas vai depender das matrículas dos alunos regulares e contemplará as seguintes disciplinas: Fundamento sobre Energia e Sustentabilidade; Gerenciamento da Qualidade da Água e Reuso; e Energias Verdes e Tecnologia para Captura de CO2. Os candidatos podem se inscrever em uma única disciplina e no momento da inscrição devem preencher o formulário apresentando uma justificativa circunstanciada que expresse o seu interesse. Para mais detalhes do processo seletivo, consulte o Edital 18/2023/PPGIES e fique atento ao prazo de inscrições, que segue até 24 de julho.

História

O Programa de Pós-Graduação em História oferta cinco vagas para a disciplina Tópicos de Investigação em História Social da Cultura. Entre os critérios de seleção está a redação de uma justificativa circunstanciada para cursar a disciplina. Mais informações estão no Edital 06/2023/PPGHIS e as inscrições seguem até o dia 24 de julho.

Literatura Comparada

Até o dia 3 de agosto é possível se inscrever na seleção do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, que está oferecendo 16 vagas nas seguintes disciplinas: Memória, Corpo, Ritual: Literatura, Teatro e Performance na América Latina (6 vagas); Seminário em Tópicos Especiais de Literatura Comparada II (5 vagas); e Literatura e Violência na América Latina (5 vagas). Além da documentação exigida no edital, o candidato também deverá anexar uma carta de interesse dirigida ao professor da disciplina, apresentando as razões em querer cursá-la. Acesse o Edital 07/2023/PPGLC para saber dos detalhes do processo de seleção.