Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA firma acordo de cooperação com Secretaria de Segurança Pública do Paraná e Departamento Penitenciário do Estado

Extensão

O acordo visa desenvolver atividades educacionais de extensão no ambiente carcerário
publicado: 04/05/2020 11h30, última modificação: 04/05/2020 12h59

A UNILA, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp/PR) e o Departamento Penitenciário do Estado (Depen), firmou um acordo de cooperação para a realização de atividades de extensão no ambiente carcerário. O acordo possibilita novos diálogos e troca de conhecimentos entre Universidade e instituições prisionais de Foz do Iguaçu.

Assinado em março deste ano, o acordo prevê uma continuidade do projeto de extensão Direito à Poesia, desenvolvido desde 2015 com pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP) e da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II). O projeto é coordenado pelos docentes da área de Letras e Linguística da UNILA, Cristiane Checchia e Mario Torres.

“A proposta do projeto é desenvolver oficinas literárias e rodas de leitura, para também trabalhar a escrita, em encontros horizontais. É um momento, ainda, de repensar a literatura a partir de um espaço e contexto de ressignificação e multiplicação de possibilidades de leitura”, explica a professora Cristiane Checchia.

Segundo Mario Torres, “essa proposta aproxima a Universidade e os presídios, promovendo espaços de aprendizagem, escuta e abertura das duas instituições”. Em relação ao convênio, ele destaca que “é um respaldo institucional que também apoia outras iniciativas de extensão da Universidade no ambiente prisional”. Entre esses projetos estão o curso preparatório para o Enem, o trabalho com a memória de mulheres em privação de liberdade e o atendimento ginecológico e preventivo ao câncer e outras doenças.

Atividades educacionais

As atividades previstas, por ora, estão suspensas devido ao isolamento social em decorrência da Covid-19. A expectativa é retomar os projetos com uma regularidade semanal ou quinzenal. As atividades irão envolver, além de docentes, estudantes bolsistas e voluntários da UNILA, que poderão ter a oportunidade de uma formação de mediadores de leitura no sistema prisional, engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade.

“A coordenação regional entende que todo convênio é bom, principalmente um convênio deste tamanho, com uma universidade como a UNILA e o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná. É uma coisa que tem que aumentar para abrir novos caminhos para os alunos e para a sociedade. Isso é muito importante para o sistema penal – tanto para os agentes penitenciários como para os presos”, afirma o coordenador do Depen regional de Foz do Iguaçu, Marcos Aparecido Marques.

Ele destaca a parceria com via de mão dupla – com ganhos para os estudantes, que poderão atuar por meio de “estágios” nas unidades prisionais, e para as pessoas privadas de liberdade, com o incentivo à leitura. A ideia é que, com a parceria firmada também com o setor educativo da Secretaria de Segurança Pública, seja possível facilitar a remição da pena.

Diálogos

A UNILA, por meio de projetos como esses, tem promovido diálogos com detentos e profissionais dos presídios, além de reflexões e debates sobre processos de educação e arte no espaço carcerário. Nesse sentido, a Universidade tem promovido ações de extensão, eventos, além de projetos de pesquisa – como estudos no campo da mediação de leitura nos espaços prisionais. “Essas pesquisas buscam aprofundar o diálogo também numa perspectiva crítica ao próprio sistema carcerário, que aprisiona massivamente a população pobre, negra e desescolarizada, acentuando os problemas de desigualdade social e da violência em nosso país”, explica Cristiane Checchia.

Como resultado das oficinas e rodas de leitura do projeto Direito à Poesia, surgiram antologias impressas, com textos literários de detentos. E desse processo de escrita, nasceu ainda a ideia de um blog, com publicações de pessoas privadas de liberdade, além de projetos literários e de pesquisa. “Também trazemos nesse blog publicações em português traduzidas para o espanhol, e vice-versa. Essa iniciativa – realizada em parceria com o Laboratório de Tradução da UNILA – parte da necessidade de criar espaços de publicações e reflexões dos exercícios propostos pelo projeto, e é uma forma de entender o que está sendo produzido em outros locais, com essa proposta. É uma forma de abrir espaços para vozes silenciadas e estabelecer vínculos entre diferentes atores”, destaca o docente Mario Torres.

Entre outros desdobramentos desse diálogo, foi construído também um Encontro Internacional sobre Poesia e Artes em Prisões – da perspectiva do anti-aprisionamento, realizado ano passado com participação de artistas e escritores, de egressos do sistema prisional, de integrantes do Depen, além de estudantes, docentes e pesquisadores vindos do Brasil, Argentina e Paraguai.

*Foto 2 - Fonte: Site da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná / Reportagem Sesp e UNILA fecham convênio para projeto educacional no sistema prisional de Foz do Iguaçu