Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA fica acima da média nacional das instituições públicas com nota do IGC contínuo

No IGC faixa, a Universidade obteve nota 4 – de um total de 5; foram avaliadas 2.070 instituições de ensino superior
publicado: 06/05/2021 14h00, última modificação: 06/05/2021 16h10

A UNILA obteve nota 4 – de um total de 5 – no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No IGC contínuo (variável contínua no intervalo entre 0 e 5), a UNILA tem nota 3,5699, acima da média formada a partir das notas de todas as universidades federais (3,5065).

Foram avaliadas 2.070 instituições de ensino superior, públicas e privadas. Do total, 21,64% estão na faixa 4 e apenas 2,22% na faixa 5. A maioria das instituições obteve nota 3 (63,77%). Em números absolutos, 47 das 63 universidades federais avaliadas no país tiraram nota 4. No Paraná, são duas universidades com nota 4 e uma com nota 5 (veja quadro clicando aqui).

brasil.png
Clique na imagem para ampliar

São divulgadas duas notas de avaliação: o IGC faixa (de 1 a 5 ) e o IGC contínuo (uma variável contínua no intervalo entre 0 e 5). No IGC contínuo, a UNILA tem nota 3,5699, que a posiciona entre as principais instituições de ensino superior do Sul do País – 24º lugar entre 363 (veja abaixo). Esse resultado também coloca a UNILA acima da média formada pela nota de todas as universidades federais (3,5065), segundo mostra o trabalho realizado pela Coordenadoria de Informação e Regulação Institucional (CIRI) da UNILA (veja ao lado). Para o cálculo das médias, a equipe do CIRI levou em conta as 2.070 que receberam nota no IGC contínuo. A lista do Inep traz um total de 2.090 instituições. Mesmo as que ficaram sem conceito, são consideradas avaliadas.

IGC Foz.png
Clique na imagem para ampliar

A Universidade também fica acima da média das instituições públicas federais, estaduais e municipais (2,8931) da região Sul, Paraná, em Foz do Iguaçu, e das instituições localizadas na Costa Oeste do Estado (Foz do Iguaçu, Guaíra, Terra Roxa, Diamante do Oeste, Medianeira, Missal, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Santa Terezinha de Itaipu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, São José das Palmeiras, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Mercedes) - veja quadros ao final do texto. Em relação às notas contínuas das oito instituições avaliadas na cidade, a UNILA fica atrás apenas da Unioeste (veja quadro ao lado).

“Considerando que a UNILA é uma universidade nova e considerando todas as dificuldades que o início traz, desde a institucionalização, passando pela dificuldade com infraestrutura e somando-se a isso as dificuldades orçamentárias de maneira geral, entendo que o bom resultado que a UNILA tem no Índice Geral de Cursos é fruto de muito comprometimento e dedicação da comunidade acadêmica, incluindo todas as categorias, professores, técnicos, estudantes e os diferentes níveis da gestão”, avalia o pró-reitor de Graduação, Pablo Henrique Nunes. “Esse comprometimento, essa dedicação e a responsabilidade com a instituição proporcionam a superação dessas dificuldades e o fortalecimento gradativo da UNILA, que, aos pouquinhos, vai consolidando sua presença na região e transformando a realidade local, regional e da América Latina, através do ensino, da pesquisa e da extensão, com caráter internacional e de integração, que é a principal marca da UNILA”, completa.

Indicador

Ranking do IGC.pngO IGC é formado pela média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; pela média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e pela distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação e pós-graduação stricto sensu).

Para o cálculo do IGC 2019, foram considerados os resultados de cursos de graduação avaliados entre 2017 e 2019 – a UNILA teve dez cursos avaliados (veja quadro) – e os dados de programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Danúbia Frasson Furtado, é preciso lembrar que a Universidade tem programas stricto sensu relativamente novos e que muitos não passaram por uma avaliação completa da Capes, que é feita a cada quatro anos. "Neste ano, estamos entregando os dados para essa avaliação quadrienal e esperamos que esses indicadores e essa avaliação da Capes sejam cada vez mais positivos para a instituição". Com isso, espera-se um resultado ainda melhor no IGC. A pró-reitora destaca, também, que houve um aumento significativo do número de programas de pós-graduação na instituição a partir de 2019. "Até 2019, nós tínhamos 8 programas de pós-graduação e, naquele ano, a Capes aprovou outros 4 novos programas. Como sabemos, a UNILA é uma universidade nova, com cursos de graduação e pós-graduação em constante crescimento e evolução, dado pela atuação do corpo docente, discente e técnico, primando pela educação de qualidade. E esperamos trabalhar juntamente com a comunidade acadêmica em prol de uma melhora significativa e continuada do IGC", afirma.

O IGC é um indicador de qualidade que integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Enade, que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

sul.png