Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA divulga Relatório Integrado de Gestão 2020

UNILA divulga Relatório Integrado de Gestão 2020

Documento atende a uma exigência legal e foi aprovado por membros do Conselho Universitário
publicado: 30/06/2021 16h03, última modificação: 30/06/2021 16h07

Quantos estudantes concluíram seus cursos de graduação e de pós em 2020? Quanto foi investido em melhorias de infraestrutura na Universidade? Como a UNILA desenvolveu atividades de pesquisa e extensão? De que forma a instituição executou o orçamento previsto para aquele ano? Como a pandemia de Covid-19 impactou nas atividades da UNILA? As respostas para essas e outras questões estão no Relatório Integrado de Gestão 2020, que atende a uma exigência legal de apresentação de dados à sociedade e aos órgãos de controle interno e externo, de acordo com orientações do Tribunal de Contas da União (TCU).

O documento contribui para a transparência da gestão e apresenta dados sistematizados referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, inclusive no que tange à execução orçamentária que foi efetuada no decorrer do exercício do ano anterior. Nas palavras do reitor, trata-se de uma ferramenta de governança, de transparência e prestação de contas frente à sociedade.

Na apresentação do Relatório, o reitor Gleisson Alisson Pereira de Brito reforça que, devido aos impactos advindos da Covid-19, o verbo que caracterizou as instituições de ensino superior foi “reinventar-se”, justo no momento em que a UNILA abriu seu ciclo de comemoração de 10 anos do início das atividades. Além de contabilizar comemorações – como a inauguração da pedra fundamental do Campus Integração, o lançamento do selo UNILA 10 Anos, o reconhecimento aos pioneiros (estudantes, docentes e técnico-administrativos) –, o ano foi marcado, também, pela suspensão das aulas presenciais e pela migração das atividades administrativas e acadêmicas para o funcionamento remoto. “Neste processo, o dinamismo, a criatividade, a resiliência e o espírito institucional da comunidade de servidores e discentes pavimentaram o caminho da superação”, analisa o reitor.

Não poderia faltar, nesse documento, todos os esforços que a UNILA empreendeu para contribuir com o município de Foz do Iguaçu no processo de superação da crise originada pela Covid-19, como a realização de testes sorológicos e RT-PCR, produção de álcool glicerinado para doação aos órgãos municipais, produção de máscaras 3D, além da atuação de docentes e estudantes da área da saúde na linha de frente de atendimento a pacientes e no acompanhamento de casos registrados no município.

Em relação aos resultados na área de ensino, pesquisa e extensão, que são a base do trabalho da UNILA, o Relatório destaca que, em 2020, a instituição “manteve em vigência 107 projetos de pesquisa, 341 projetos de iniciação científica e tecnológica, 105 projetos de monitoria, 282 ações de extensão e atendeu mais de 3.500 estudantes com auxílios emergencial e temporário, e com inclusão social e digital. Os auxílios foram fundamentais para a redução dos impactos da pandemia sobre a vulnerabilidade socioeconômica estudantil e, apesar da crise sanitária, a Universidade diplomou 272 profissionais em diversos cursos de graduação, incluindo a primeira turma de Medicina, e formou 68 egressos dos cursos de pós-graduação stricto sensu”.

Leia, na íntegra, o Relatório Integrado de Gestão 2020.

registrado em: ,