Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialização destinada a beneficiários da reforma agrária abre inscrições
conteúdo

Ensino

Especialização destinada a beneficiários da reforma agrária abre inscrições

O curso em Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana oferece 48 vagas; inscrição pode ser feita até 6 de setembro
publicado: 23/07/2026 15h03, última modificação: 23/07/2026 15h51

A UNILA está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de especialização em Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana, voltado para beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro. São 35 vagas para brasileiros e 13 vagas para estrangeiros. Mais informações podem ser obtidas no edital PRPPG 048/2026, no qual também está disponível o link para as inscrições.

O curso tem carga horária de 360 horas e duração de 18 meses, com início previsto para este semestre. As aulas serão ministradas na universidade e na comunidade, alternadamente. A avaliação e a classificação dos candidatos serão realizadas por meio de análise de currículo e de carta de intenções.

Podem participar da seleção, profissionais de diferentes áreas de atuação que possuam diploma de curso superior e pertençam a famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária ou do Programa Nacional de Crédito Fundiário; estudantes que estejam em cursos de especialização promovidos pelo Incra; educadores que exerçam atividades voltadas a famílias beneficiárias do Pronera; acampados e quilombolas.

A seleção também está aberta a estrangeiros, com diploma de curso superior, que sejam beneficiários ou integrem programas de reforma agrária; ou que sejam vinculados a organizações camponesas, de acordo com a política agrária de seu país de origem.

A especialização em Língua Espanhola e Cultura Latino-Americana tem como objetivo formar profissionais para atuar em diversos segmentos da educação, em instituições de ensino públicas, sobretudo em escolas de assentamentos rurais.