Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA abre Especialização em Ensino de História e América Latina

UNILA abre Especialização em Ensino de História e América Latina

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho para graduados de História, Pedagogia, Humanidades e áreas afins
publicado: 22/06/2018 00h00, última modificação: 21/01/2019 11h41

O Conselho Universitário da UNILA aprovou a criação de um novo curso de pós-graduação lato sensu: a Especialização em Ensino de História e América Latina. As inscrições já estão abertas. Estão sendo ofertadas 50 vagas, destinadas a portadores de diploma de graduação em História, Pedagogia, Humanidades e áreas afins, interessados na temática, especialmente professores que atuem na Educação Básica, na região da fronteira trinacional. Todo o curso é gratuito.

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 20 destinadas exclusivamente para professores em atividade, 20 para ampla concorrência e 10 vagas para egressos dos cursos de graduação da UNILA. Todo o montante de vagas respeitará a proporção de 50% de estudantes brasileiros e 50% de alunos oriundos dos demais países latino-americanos. Além dessas, haverá um acréscimo de cinco vagas exclusivas para servidores técnico-administrativos da Universidade.

O objetivo da especialização é ofertar formação continuada que contemple as especificidades do ensino de História e relacione teoria e prática, conforme explica o coordenador do curso, professor Éder Cristiano de Souza. “O curso tem dois eixos: o primeiro configura-se a partir de disciplinas voltadas a debater aspectos e desafios do cotidiano e da realidade escolar, metodologias de ensino, temas contemporâneos em educação, como interculturalidade, direitos humanos e cidadania, além de focar em teorias e métodos específicos no campo do ensino de História”, detalha.

O segundo eixo, completa o professor, “visa aprofundar os conhecimentos sobre a América Latina, ofertando sete disciplinas optativas, das quais os alunos terão que cursar pelo menos seis, com variadas abordagens sobre história e realidade latino-americana, visando aprofundar os conhecimentos e as possibilidades de abordagens em aula de questões latino-americanas, reforçando esse enfoque na Educação Básica”.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no qual o candidato deverá anexar seus documentos pessoais, escaneados, em um arquivo único em formato PDF, conforme determina o Edital. Após completar o processo, o sistema gerará uma tela de confirmação da inscrição, que o candidato deverá salvar. O prazo vai até o dia 31 de julho (acesse aqui o edital de prorrogação do prazo).

Ao inscrever-se para as vagas reservadas a um dos segmentos específicos, o candidato concorrerá às vagas destinadas ao seu grupo e, em caso de não obter classificação dentro do grupo inscrito, entrará para a classificação da listagem de ampla concorrência.

O resultado da seleção será divulgado na página do curso, conforme cronograma previsto em edital. A especialização terá início com uma aula inaugural com a professora Silvia Finochio, da Universidad de Buenos Aires.

Para saber mais sobre o corpo docente, as ementas e as aulas, acesse a página.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coordenacao.ehal@unila.edu.br ou telefone (45) 3576-7387.