Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio Internacional de Ecologia recebe resumos de trabalho até 30 de julho
conteúdo

Pesquisa

Simpósio Internacional de Ecologia recebe resumos de trabalho até 30 de julho

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical, o evento é aberto a profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação
publicado: 06/07/2018 11h51, última modificação: 11/01/2019 23h18
3º Simpósio Internacional de Ecologia

3º Simpósio Internacional de Ecologia

3º Simpósio Internacional de EcologiaFoi prorrogado, até o dia 30 de julho, o prazo de submissão de resumos para o 3º Simpósio Internacional de Ecologia - evento que ocorre de 26 a 28 de setembro, no Parque Nacional do Iguaçu. A inscrição de trabalhos é aberta a profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação. O evento promove um espaço de integração entre os participantes, com diálogo e debate sobre os principais temas da ecologia mundial e projetos de pesquisa. Esta edição do Simpósio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical da UNILA.

O evento será contemplado em três dias temáticos: Ecologia Evolutiva, Ecologia Numérica e Ecologia Aplicada. Ao final de cada dia, haverá um debate ao estilo de mesa-redonda, integrando os assuntos abordados e propiciando mais oportunidades de discussão sobre cada tema. “O Simpósio configura-se como uma das poucas oportunidades para pesquisadores da área de Ecologia interagirem, no sentido mais verdadeiro do termo. Uma vez que seremos apenas 200 participantes, o contato entre palestrantes e congressistas torna-se o ponto focal do evento”, destaca o professor da UNILA Wagner de Castro, um dos coordenadores do Simpósio.

Ainda segundo o docente, serão abordadas temáticas contemporâneas da pesquisa em biodiversidade, como impactos ecológicos de origem antrópica e os avanços no estudo desses impactos, além das principais dificuldades encontradas para o desenvolvimento de pesquisas, interação com outras áreas de conhecimento, ensino, internacionalização das publicações e, ainda, valorização das revistas nacionais.

Programação

Além das mesas-redondas, o evento conta com apresentação de pôsteres e traz nove palestrantes do Brasil e exterior, cujos trabalhos são referência na área. Dentre eles, nomes como José Alexandre Diniz Filho, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos mais conceituados pesquisadores em Ecologia.

Entre os estrangeiros, marcam presença pesquisadores como Mike Hutchings, docente da University of Sussex (Inglaterra), que foi editor-chefe durante 12 anos de uma das mais conceituadas revistas científicas da área de Ecologia, o Journal of Ecology; Anne Magurran, da St. Andrews University (Escócia); e Nicholas Gotelli, da  University of Vermont (Estados Unidos), bioestatísticos renomados e autores de livros amplamente utilizados na graduação em Ciências Biológicas.

"Quanto à apresentação de trabalhos pelos participantes, esperamos resumos submetidos em língua inglesa. Assim, os palestrantes internacionais terão a oportunidade de contribuir com os trabalhos apresentados. Projetos de pesquisa que ainda estão em fase de delineamento serão bem-vindos, uma vez que será uma oportunidade ímpar de engrandecimento do trabalho a ser executado", pontua o docente Wagner de Castro.

Para obter mais informações sobre programação do evento, submissão de resumos, prazos e procedimentos de inscrições, acesse o site do Simpósio.