Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário debate temas ligados aos programas de pós-graduação da UNILA

Seminário debate temas ligados aos programas de pós-graduação da UNILA

Evento tem como objetivo debater temas de interesse institucional para os programas e seus institutos de vinculação
publicado: 04/05/2018 16h30, última modificação: 11/01/2019 23h18
Reitor Gustavo Oliveira Vieira e pró-reitor da PRPPG, Dinaldo Filho

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) está realizando, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4), o 1º Seminário Interno dos Programas de Pós-Graduação da UNILA. O evento tem como objetivo central debater temas de interesse institucional para os programas e os seus institutos de vinculação, com foco na valorização da pós-graduação como atividade acadêmica de relevância estratégica para a Universidade.

Reitor Gustavo Oliveira Vieira e pró-reitor da PRPPG, Dinaldo FilhoPropostas de normativa, instrumentos de fomento, apoio aos grupos de pesquisa e política de financiamento dos programas de pós-graduação são alguns dos temas tratados durante o Seminário. O primeiro dia de atividades foi aberto pelo reitor, Gustavo Oliveira Vieira, e contou com a participação da coordenação dos programas de pós-graduação e da diretoria dos institutos, além de servidores da PRPPG. Já no segundo dia participaram também docentes vinculados aos programas, representantes dos discentes e técnico-administrativos ligados ao atendimento dessas áreas.

“É uma atividade de grande relevância, pois a UNILA está passando por um momento de institucionalização e de criação de políticas institucionais voltadas para a pós-graduação e para a pesquisa. Então, este é o momento de pensar as medidas que estão sendo implementadas para gerar condições efetivas e trabalho na pesquisa e pós-graduação. O eixo de debate é o reconhecimento da atividade de pós-graduação como de grande importância estratégica à UNILA para produção de conhecimento, em termos de pesquisa. E pesquisa associada à formação de recursos humanos de alto nível, pois sem isso perdemos a vanguarda de uma universidade”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Gilson Oliveira, o evento serve também para mostrar a importância da pós-graduação, tanto internamente quanto para a região. “A ideia é mostrar como a pós-graduação da UNILA pode contribuir com a sociedade e para o avanço da Universidade. Além disso, buscamos debater normas internas e propor políticas para que a pós-graduação avance. Mesmo que tenhamos feito uma base inicial boa, é preciso reformular para as novas necessidades”, afirma.

Professores reunidos para discutir questões estratégicas para a Pós-Graduação da UNILADe acordo com Dinaldo, o intuito é redigir, ao final do evento, um documento para formalizar as propostas de institucionalização da Universidade que foram trabalhadas durante esses dois dias de atividades. “E a ideia é que esse Seminário seja anual e que ele cresça à medida que a pós-graduação da UNILA também cresça”, completa o pró-reitor.