Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Física Aplicada está com inscrições abertas

Mestrado em Física Aplicada está com inscrições abertas

Prazo vai até o dia 8 de julho; atividades terão início no segundo semestre letivo de 2018
publicado: 29/05/2018 10h00, última modificação: 11/01/2019 23h18

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares do Mestrado em Física Aplicada, para ingresso no segundo semestre de 2018. O candidato deve inscrever-se até o dia 8 de julho, unicamente por via eletrônica, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), onde deve preencher o formulário e anexar os documentos solicitados. O resultado final será divulgado no dia 18 de julho e o período de matrícula será entre os dias 23 e 27 de julho.

O programa oferece, no total, dez vagas totalmente gratuitas e compreende duas áreas de concentração: Física da Matéria Condensada; e Física Teórica e Computacional, sendo duas vagas destinadas à concorrência de candidatos com notas obtidas no Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF). Estudantes provenientes dos cursos de licenciatura, e outros que julguem necessário, poderão passar por um curso de nivelamento de seis meses, a critério dos docentes do programa, como requisito ao processo de admissão no mestrado.

Bolsas

Poderão ser concedidas duas bolsas do Programa Demanda Social da UNILA aos candidatos aprovados que atendam aos critérios de bolsa e que manifestem interesse na ficha de inscrição. Elas serão concedidas por até doze meses, podendo ser renovadas até atingir o limite de 24 meses.

Programa

O programa tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Toda a documentação necessária e o descritivo completo das etapas do programa estão disponíveis no Edital 03/2018 - PPGFISA. Os candidatos também devem ficar atentos a todos os anexos. O sistema de inscrição pode ser acessado através deste link.

Saiba mais sobre o mestrado em Física Aplicada, na página do programa.