Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Energia e Sustentabilidade será entre os dias 2 e 7 de dezembro

Seminário de Energia e Sustentabilidade será entre os dias 2 e 7 de dezembro

O evento será na UNILA-Jardim Universitário e é uma organização do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade
publicado: 29/11/2019 09h00, última modificação: 29/11/2019 09h55

Palestras sobre biogás, energia solar fotovoltaica, energia limpa e formação acadêmica interdisciplinar são alguns dos temas que compõem a programação da primeira edição do Seminário Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, que será entre os dias 2 e 7 de dezembro, no auditório da UNILA – Jardim Universitário. O evento é uma realização do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES) da UNILA, que oferta os cursos de mestrado e doutorado na área. O seminário é destinado a estudantes, docentes e profissionais da área, além de demais interessados da comunidade externa. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do SIGEventos.

O seminário tem como objetivo fortalecer a rede de colaboração entre as instituições e os programas de pós-graduação atuantes nas áreas de energia e sustentabilidade, de forma a incentivar a interdisciplinaridade e, ainda, valorizar e promover a pesquisa interinstitucional, para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. “Trata-se de um evento que visa apresentar nosso programa de pós-graduação [em Energia e Sustentabilidade] para toda sociedade, e também é um espaço de troca de ideias entre os pesquisadores influentes de todo o Brasil, da UNILA e da nossa região”, destaca o coordenador do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA, Oswaldo Hideo Ando Junior.

Programação

O seminário traz palestrantes de outras universidades, como a professora de Bioquímica e de Biofísica da Universidade Federal do ABC Adelaide Faljoni Alario, que também é membro do Comitê Multidisciplinar de Pós-graduação da Capes. Ela traz para diálogo o tema “Desafios e perspectivas da formação interdisciplinar”. Além de palestras, o evento terá uma mesa de debate sobre o tema “As perspectivas e desafios para a disseminação e implantação em larga escala do conceito de cidades inteligentes na América Latina”. Participam dessa mesa pesquisadores da região da Tríplice Fronteira.

Confira a programação do seminário: