Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diana Araújo vence consulta pública para a Reitoria da UNILA
conteúdo

Institucional

Diana Araújo vence consulta pública para a Reitoria da UNILA

Resultado ainda será homologado pela Comissão Eleitoral e apresentado ao CONSUN, que reúne-se na sexta-feira (19) para elaborar a lista tríplice a ser encaminhada ao MEC
publicado: 17/05/2023 21h00, última modificação: 18/05/2023 14h02
Exibir carrossel de imagens Comissão e candidatos reunidos para a apuração dos votos

Comissão e candidatos reunidos para a apuração dos votos

Diana Araujo e Rodne Lima (à frente) comemoram resultado da consulta pública

A professora Diana Araujo foi escolhida como nova reitora da UNILA pela comunidade acadêmica. A candidata  recebeu 54,98% dos votos totais. O resultado, agora, será homologado pela Comissão Eleitoral e apresentado ao Conselho Universitário (CONSUN) que irá elaborar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Esta é a segunda eleição para escolha de reitor realizada na Universidade.

apuracao.jpg
Comissão e candidatos reunidos para a apuração dos votos

A apuração foi realizada pela Comissão Eleitoral, no Campus Integração, logo após o encerramento da votação, às 20h, desta quarta-feira (17). Foram computados dois resultados: o de igualdade de voto entre as três categorias e o não paritário, onde são considerados os seguintes pesos: docentes (70%), estudantes (15%) e técnicos (15%). Participaram do pleito 2.719 pessoas, entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. 

A Comissão Eleitoral, que conduziu todo o processo da consulta pública, irá homologar o resultado nesta quinta-feira (18) e  apresentar o relatório final ao CONSUN com os votos obtidos pelos candidatos, considerando a votação paritária e a não paritária. A assembleia extraordinária do Conselho está marcada para esta sexta-feira (19),a partir das 14h, no auditório do Campus Integração. O CONSUN irá encaminhar a lista tríplice ao MEC até o dia 24 de maio. 

A eleição correu de forma tranquila, de acordo com a docente e presidente da Comissão, Gilcélia Cordeiro. "Não foram registrados problemas de instabilidade no sistema, que ficou operacional durante todo o processo", afirmou. Segundo ela, a movimentação dos dois dias de eleição já mostrava o grande interesse da comunidade universitária. "Os números refletem isso", disse.

comissao.jpg
Fábio, Érico e Gilcélia: trabalho coletivo e colaborativo

Para Gilcélia, foi o trabalho coletivo e as diferentes competências dos integrantes da Comissão que garantiram a execução das etapas necessárias à consulta pública. "A coletividade foi fundamental. Trabalhamos juntos." Essa impressão é compartilhada pelo docente Fábio Salvatti, integrante da Comissão. "Conseguimos dar conta das tarefas de acordo com as aptidões de cada membro desse grupo", completa.

 Salvatti salienta que ainda é preciso "um aprofundamento dos processos democráticos" na UNILA. "Isso significaria conceder uma maior autonomia para a Comissão Eleitoral. E que ela possa ser mais propositiva." Ele cita como exemplo, o formato dos debates. "Conseguimos inovar e fazer debates com maior participação do público, da comunidade unileira, com espaço de representação de cada categoria", pontua. 

 

Voto paritário
estudantes docentes TAEs
Diana Araújo  25,00 16,62 13,36
Gleisson Brito 8,34 16,71 19,97 

 

Voto não paritário
estudantes docentes TAEs
Diana Araújo 11,25 34,92 6,1
Gleisson Brito 3,75 35,1 8,99

 

Votos por chapa por categoria
estudantes docentes TAEs
Diana Araújo 1.367 176 186
Gleisson Brito 456 177 278
Total 1.823 353 464