Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Pró-Equipamentos permite melhorar infraestrutura de pesquisa da UNILA

Programa Pró-Equipamentos permite melhorar infraestrutura de pesquisa da UNILA

Com mais de R$ 160 mil investidos, iniciativa permitiu manutenção de equipamentos utilizados por programas de pós-graduação da Universidade e também por instituições parceiras
publicado: 20/05/2021 15h30, última modificação: 25/05/2021 10h41

Em 2018, a UNILA foi contemplada com R$ 135 mil pelo Programa Pró-Equipamentos da Fundação Araucária. Por meio do programa – que tem o objetivo de destinar suporte financeiro para melhoria da infraestrutura das instituições de ensino superior – foi possível fazer a manutenção de equipamentos de laboratórios de pesquisa utilizados por quatro programas de pós-graduação da UNILA (Biociências, Engenharia Civil, Física Aplicada e Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade) e, também, por instituições parceiras no Brasil e na América Latina. Além dos recursos da Fundação, a Universidade complementou o orçamento em R$ 25,7 mil para a implementação das melhorias.

Os recursos permitiram a manutenção de equipamentos diretamente vinculados a projetos e pesquisas dePrograma Pró-Equipamentos permitiu a manutenção do Cromatógrafo instalado na unidade UNILA-PTI. diversas áreas temáticas, sob financiamento de órgãos de fomento como CNPq, Fundação Araucária, Capes e Fundação PTI, além da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA. “Em termos quantitativos, especificamente, as pesquisas envolvem mais de 40 docentes pesquisadores e 60 estudantes de pós-graduação e graduação. Assim, o grupo de recursos humanos envolvidos com esses equipamentos contribui diretamente para a produção de conhecimento na forma de publicações nacionais e internacionais, trabalhos em eventos e na internacionalização”, detalhou o chefe da Divisão de Fomento à Pesquisa da UNILA, Jonatas Filipe Rodrigues Gerke.

Para o Laboratório de Desempenho, Estruturas e Materiais (Ladema), foi possível a aquisição de uma peça complementar para um Reômetro já existente no espaço e que atende diretamente o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. “A chegada do acessório para estudos reológicos em materiais à base de cimento potencializa o incremento da produção científica, sobretudo da produção qualificada, advinda de pesquisas com bom grau de investimento, aqui representadas pela qualidade da infraestrutura física e laboratorial implantada. O Reômetro é um equipamento de alta complexidade e custo, não existindo nenhum equipamento similar na região Oeste e Sudoeste do Paraná”, explica a professora Edna Possan, coordenadora do Ladema.

Pelo menos dois trabalhos de conclusão de mestrado que usam o Reômetro já estão em andamento no Laboratório. Além disso, a aquisição desse acessório permitirá a inclusão de novas análises em pesquisas em andamento com pesquisadores de outras instituições, como a UFPR, Unioeste e o IFPR. “Também permitirá novas parcerias com instituições públicas ou privadas da região da Tríplice Fronteira”, complementa Edna.

Também contemplado pelo Programa Pró-Equipamentos, o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) é necessário para o desenvolvimento de estudos em diversas áreas, como Eletrônica, Geologia, Engenharia de Materiais e Ciências da Vida. “Esse equipamento possui uma tecnologia que permite a obtenção de informações estruturais e químicas de diversas amostras, como avaliar a microestrutura de materiais e correlacioná-la a propriedades e defeitos. Apesar da complexidade dos mecanismos para a obtenção da imagem, o resultado é de fácil interpretação”, explica o professor Rodrigo Basso. O MEV foi instalado e está em uso na unidade UNILA-PTI, no Laboratório Multiusuário Engenheira Enedina Alves Marques (LEAM).

Já o Difratômetro de Raios X atende em torno de 30 usuários provenientes dos diferentes programas de pós-graduação da UNILA, docentes dos cursos de graduação e, ainda, docentes e pesquisadores de outras instituições, como PTI, UTFPR-Medianeira, UTFPR-Toledo, UFPR-Curitiba e Lactec. “Sendo legitimamente um equipamento multiusuário, há em torno de 90 estudos que vêm sendo realizados com esse equipamento, que deverá ser substituído por um novo com as mesmas especificações, em breve”, salienta o docente Marcelo Honnicke. Alguns exemplos de pesquisas que utilizam o Difratômetro de Raios X são: Identificação de tipo de argilomineral expansivo em rocha de Foz do Iguaçu; Captura de CO2 em argamassas; Catalisadores para reações em células a combustível; entre outras.

O Laboratório Interdisciplinar de Ciências Físicas (LICF) da UNILA possui uma Politriz Automatizada Multiusuário, disponível para uso da comunidade acadêmica. Por meio da chamada pública do Programa Pró-Equipamentos, foi possível a aquisição de mais um disco para essa Politriz, acessório que é usado para o processo de polimento fino das superfícies. “A existência de apenas um disco não é a ideal, especialmente quando há necessidade de acabamento mecânico fino na superfície (polimento), uma vez que o processo de desbaste é mais grosseiro e deixa, no disco, partículas com tamanho da ordem de dezenas de micrômetros. Logo, essa é a principal razão para aquisição de um novo disco, de modo que a Politriz tenha uma superfície de atrito dedicada ao processo de polimento fino da superfície”, explica Honnicke.

Na UNILA, o Programa Pró-Equipamentos também permitiu a manutenção do Cromatógrafo Líquido de Ultra-alta Performance. Adquirido em 2013, o equipamento está instalado no Laboratório de Cromatografia, que faz parte do Laboratório Multiusuário Engenheira Enedina Alves Marques (LEAM), na unidade UNILA-PTI.