Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Iniciação à Docência da UNILA abre seleção para professores da Rede Básica

Ensino

Professores selecionados atuarão como supervisores de discentes da UNILA no Programa de Iniciação à Docência (PIBID)
publicado: 15/03/2019 14h35, última modificação: 15/03/2019 15h32

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UNILA está com inscrições abertas para professores da Rede Básica de Ensino que tenham interesse em atuar como supervisores de discentes da UNILA nas escolas públicas de Foz do Iguaçu. Estão abertas duas vagas: uma no subprojeto de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, e outra no projeto Multidisciplinar Química e Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química.

A bolsa, no valor de R$ 765 mensais, terá duração de até dez meses. Para participar, os candidatos precisam ser licenciados na mesma área ou disciplina do discente que irá acompanhar, possuir experiência mínima de cinco anos no magistério na educação básica, ser professor na escola participante e ministrar a disciplina na área do subprojeto, entre outros requisitos. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 19 de março.

O PIBID

O PIBID/UNILA tem como finalidade a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas de educação básica, além da valorização dessas carreiras. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; contribuir para a valorização do magistério; mobilizar os professores da educação básica como coformadores dos licenciandos, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; entre outros. Atualmente, a UNILA já tem 77 discentes dos cursos de licenciatura atuando em escolas de Foz do Iguaçu através do PIBID.