Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de capacitação "População, cidades e políticas sociais" será realizado em agosto
conteúdo

Institucional

Programa de capacitação "População, cidades e políticas sociais" será realizado em agosto

Curso está ofertando 100 vagas gratuitamente; inscrições podem ser feitas até dia 10
publicado: 31/07/2018 18h00, última modificação: 11/01/2019 23h18

O "16º Programa de Capacitação: população, cidades e políticas sociais" está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. Este ano, a capacitação terá como foco as migrações, os direitos humanos e as fronteiras. O programa será realizado no dia 21 de agosto, nos períodos da manhã e tarde, no Espaço Florestan Fernandes 3, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os interessados em participar devem preencher e enviar ficha de inscrição eletrônica, que pode ser acessada neste link. Foram disponibilizadas 100 vagas, e a inscrição é gratuita.

A proposta do programa consiste em capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo acerca das inter-relações entre população e desenvolvimento social, com ênfase nas novas dinâmicas do crescimento populacional das cidades, nas migrações internas e internacionais e, também, na necessidade de políticas sociais. O programa será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes das migrações internacionais. Também serão aprofundadas questões relativas à educação, saúde, pobreza, às políticas públicas e suas inter-relações com migrações e fronteiras.

O público-alvo são profissionais, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, envolvidos nas temáticas da urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional e assistência social, oriundos de instituições do governo federal, estadual ou municipal, organismos não governamentais ou movimentos sociais. Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, a capacitação possibilita ao participante o intercâmbio de experiências para a ampliação do interesse de pesquisa e do conhecimento das realidades nacional, regional, local e fronteiriça.

O 16º Programa de Capacitação é realizado pelo Núcleo de Estudos Populacionais (Nepo) da Unicamp, com apoio da UNILA e do Projeto Observatório das Migrações em São Paulo (Fapesp/CNPq), e em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas. Na UNILA, são apoiadores o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Amazônia (NEIAM), o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e o curso de Administração Pública e Políticas Públicas.