Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Bolsa Institucional da UNILA lança edital para estudantes de pós-graduação

Ensino

São ofertadas 24 bolsas de mestrado e duas de doutorado para estudantes que estão ingressando em 2023
publicado: 23/01/2023 16h45, última modificação: 24/01/2023 09h18

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) lançou edital do Programa de Bolsa Institucional da UNILA, direcionado para estudantes que estejam ingressando em programas de pós-graduação neste ano de 2023. Entre os pré-requisitos está o de dedicação exclusiva para atividades do programa; estar residindo em Foz do Iguaçu ou nas cidades vizinhas de Ciudad del Este e Puerto Iguazú; e comprovar bom desempenho acadêmico. Todas as informações sobre o processo de seleção podem ser consultadas no Edital PPRPG 02/2023.

As bolsas serão concedidas pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser renovadas anualmente até atingir o limite de 48 meses para o doutorado ou de 24 meses para o mestrado. O valor da bolsa é de R$ 1.500 para os cursos de mestrado e R$ 2.200 para os cursos de doutorado. A seleção irá priorizar critérios como a classificação no processo seletivo de ingresso no Programa; e a necessidade financeira do candidato, priorizando os que se enquadram nas políticas de ações afirmativas. Serão destinadas duas bolsas para cada programa de mestrado (totalizando 24 bolsas) e duas para o de doutorado, conforme a tabela de oferta de bolsas. As inscrições podem ser feitas de 1 de fevereiro até 3 de março, devendo o candidato acessar o Portal Inscreva.

O pró-reitor adjunto da PRPPG, Márcio Góes, afirma que o Programa de Bolsa Institucional da Unila para as turmas de 2023 tem fundamental importância para que esses estudantes possam ter um suporte ao desenvolvimento integral ao estudo na pós-graduação e, consequentemente, à pesquisa. “A UNILA é uma das poucas Universidades Federais que tem um programa amplo e específico para essa finalidade, sendo que hoje há financiamento direto pela PRPPG de 42 bolsas de mestrado e 6 de doutorado”, pontua.

Ele também enfatiza que este novo edital, mesmo considerando possíveis encerramentos de editais anteriores, representa um impacto atual de 53% do total de bolsas na Instituição, em termos de incentivo a novos pesquisadores. “Consideramos que é bem expressivo, tendo em conta o cenário atual. Em linhas gerais, esperamos que essa ação possa possibilitar avanços institucionais e visibilidade das ações da UNILA na região e, futuramente, na América Latina no que diz respeito a incentivo de pós-graduação”.