Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores da UNILA recebem título de Embaixadores do Iguassu

Identidade UNILA

Professores da UNILA recebem título de Embaixadores do Iguassu

Cinco docentes da Universidade receberam o título pelo Visit Iguassu
publicado: 07/05/2019 10h31, última modificação: 13/05/2019 13h31

O Visit Iguassu, entidade de promoção do turismo da região, entregou o título de Embaixadores do Iguassu para representantes de diversas instituições e, entre eles, professores da UNILA. Esta é uma iniciativa que visa reconhecer os profissionais responsáveis pela vinda de grandes eventos para Foz do Iguaçu, por sua contribuição com o desenvolvimento regional.

Em sua primeira edição, foram premiadas 47 pessoas de diversas regiões do país, que representaram universidades, núcleos acadêmicos, centros de saúde, grandes e médias empresas. Dos eventos da UNILA realizados em 2018, os cinco premiados trataram das temáticas como Relações Internacionais, Engenharias, Ecologia e Cinema.

Para o professor Wagner Chiba, organizador do 3º Simpósio Internacional de Ecologia, a realização do evento cumpriu alguns objetivos importantes. “O primeiro objetivo desses eventos é a contribuição acadêmica. Conseguimos atrair três dos maiores pesquisadores em Ecologia a nível internacional; e isso, por sua vez, atraiu participantes de todas as regiões do país, além de Uruguai, Argentina e Paraguai”, afirma o docente. Chiba destaca, ainda, o potencial de atração de novos turistas que esses eventos têm. “O fato de terem vindo a Foz do Iguaçu e elogiado o evento (recebemos muito feedback positivo) é fantástico em médio prazo, na atração de outros turistas para a cidade”.

Já a professora Edna Possan, organizadora do 17° Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, destaca que tanto a cidade quanto a universidade ganham com a realização dos eventos. “Quando professores da UNILA trazem os eventos para Foz, a universidade acaba sendo conhecida, e esta é a principal relevância para nós, da UNILA. Para a cidade de Foz, são os turistas que vêm para conhecer a cidade, trazendo recursos, fazendo compras”, afirma Possan.

Os eventos acadêmicos cumprem um papel importante no compartilhamento de conhecimentos entre os pesquisadores, potencializando parcerias para novos projetos. “Já temos parcerias de projetos de pesquisa que surgiram devido ao Simpósio. Isso, pra gente, é fantástico. Era essa visibilidade e lapidação de potencial científico que esperávamos”, ressalta Chiba.

Confira os premiados da UNILA:

• 4º Seminário de Relações Internacionais – Graduação e Pós-Graduação: Lucas Mesquita

• 17º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ENTAC: Edna Possan

• 3º Simpósio Internacional de Ecologia: Wagner Chiba

• 13º Simpósio Brasileiro de Engenharia Física: Raphael Gomes

• 3º Colóquio Internacional de Cinema e História: Virginia Flores

Acesse a lista completa no site.

O papel dos eventos acadêmicos para o desenvolvimento da região

Somente em 2018, a UNILA realizou mais de 220 eventos acadêmicos e científicos que trataram de temáticas de todas as áreas do conhecimento. Além de atuar como fator de atração de pesquisadores e turistas para a região, os eventos acadêmicos têm o intuito de fazer circular o conhecimento produzido nas universidades, aproximando, também, a participação de alunos das diversas instituições de ensino superior da cidade e região.

Programa Charlas

Para acompanhar um pouco dos temas tratados nos eventos, acompanhe o programa Charlas, disponibilizado todas as quartas-feiras, no canal da UNILA no YouTube.