Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes devem fazer a inscrição para o Enem até 17 de maio

Estudantes devem fazer a inscrição para o Enem até 17 de maio

Notas são utilizadas para o ingresso nas universidades federais brasileiras e também para o financiamento estudantil; provas serão realizadas em novembro
publicado: 07/05/2019 16h00, última modificação: 07/05/2019 16h19

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas em maio. As provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.

Estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio e pretendem fazer a graduação em uma universidade pública precisam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições terminam no dia 17 de maio e devem ser feitas no endereço enem.inep.gov.br.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio. O candidato que não pagar o boleto no prazo perde a inscrição. As provas do Enem serão nos dias 3 e 10 de novembro. As duas provas, somadas, possuem 180 questões e uma redação.

Não se esqueça: a data final para a inscrição no Enem é 17 de maio

Para realizar a inscrição, o participante deverá informar o número de CPF e data de nascimento, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. O candidato também deverá responder a um questionário socioeconômico. Os dados serão utilizados para estatísticas e estudos sobre a educação brasileira. Todas as etapas do exame estão disponíveis no site e no aplicativo do Enem. Uma das novidades na inscrição, neste ano, é a possibilidade de o candidato inserir uma foto pessoal.

Com a nota do Enem, o estudante pode participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizado para o ingresso em todas as universidades federais brasileiras e outras instituições de ensino superior. A UNILA utiliza o Sisu e, portanto, a nota do Enem para a seleção de estudantes brasileiros para todos os 29 cursos que oferece. O número de vagas total depende do processo seletivo internacional, sendo, no mínimo, 708 vagas anuais para brasileiros. Na região de Foz do Iguaçu, também ofertam vagas a partir das notas do Enem a Unioeste (244), UTFPR/Medianeira (736), UTFPR/Santa Helena (264) e UTFPR/Toledo (592).

Além do Sisu, a nota no Enem pode ser utilizada em programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil como o Prouni e o Fies. O exame também pode ser uma referência para autoavaliação do estudante.