Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGICAL está com inscrição aberta para bolsa de pós-doutorado
conteúdo

Processo Seletivo

PPGICAL está com inscrição aberta para bolsa de pós-doutorado

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina são gratuitas e vão até o dia 14 de abril
publicado: 26/03/2019 10h00, última modificação: 26/03/2019 11h17

O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) está com inscrições abertas para o processo seletivo que concederá uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). O pesquisador selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 4.100, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com duração mínima de 12 meses. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 14 de abril.

Para participar da seleção, o candidato precisa apresentar alguns requisitos, como possuir título de doutor, obtido em cursos avaliados pela Capes e reconhecidos pelo CNE/MEC. Casos de diploma obtido em instituição estrangeira serão analisados pelo Programa de Pós-Graduação. O candidato deve, ainda, possuir publicações relevantes no último triênio, de preferência artigos publicados em revistas indexadas na área de Ciência Política e Relações Internacionais da Capes. O postulante à vaga também não pode ser aposentado ou estar em situação equiparada.

A inscrição deve ser feita mediante envio de e-mail para secretaria.ical@unila.edu.br, com formulário de inscrição, projeto de pesquisa, Currículo Lattes e cópia de comprovantes de publicação de artigos. Também deve constar, entre outras documentações, uma carta explicitando os interesses e as intenções, com indicação de no mínimo uma e no máximo duas linhas de pesquisa em que deseja atuar, além da indicação de até dois professores do programa, como possíveis supervisores.

O PPGICAL está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Política, Estado e Institucionalização; Geopolítica, Fronteira e Regionalização.

O Programa de Pós-Doutorado

O Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) tem por objetivo promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros dos programas de pós-graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa; e promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no País.