Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGIELA lança coleção de artigos sobre principais pesquisas desenvolvidas

PPGIELA lança coleção de artigos sobre principais pesquisas desenvolvidas

São três volumes que serão lançados com transmissão ao vivo, no dia 25, em uma ação que integra a semana de recepção de novos estudantes
publicado: 23/03/2021 18h00, última modificação: 24/03/2021 09h37

Três volumes integram a coleção "América Interdisciplinar e Plural", produzida pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) e que terá lançamento nesta quarta-feira (25), às 19h. A coleção apresenta um panorama dos trabalhos realizados ao longo de sete anos de existência do PPGIELA, com especial ênfase para a interlocução temática entre as linhas que são trabalhadas no Programa: Trânsitos Culturais; Práticas e Saberes; e Fronteiras, Diásporas e Mediações. Coordenam a coleção, as docentes e pesquisadoras Diana Araújo Pereira, Laura Fortes, Lívia Santos de Souza e Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, que reuniram uma série de artigos dos quais participaram estudantes, professores e egressos do Programa, além de convidados.

Em 2020, o PPGIELA contava com 76 egressos, sendo 48 mestres de nacionalidade brasileira e 28 de outros países. Segundo as coordenadoras da coleção, em decorrência da pandemia e do confinamento social, o Programa decidiu investir em uma viagem interna à sua própria história de configuração e crescimento. A partir daí, veio a proposta de lançamento desses três volumes, que representam parte da produção do Programa durante esses anos e que já estão disponíveis para acesso imediato.

Territórios liminares: violências, direitos e sensibilidadesO primeiro deles (Territórios liminares: violência, direitos e sensibilidades) traz trabalhos distintos, mas o conjunto traça uma linha que abarca reflexões sobre direitos humanos e o papel do fazer artístico. Os temas, segundo as organizadoras da obra, permitem observar alguns aspectos significativos para traçar reflexões sobre os Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos, que são a base desse programa de pós-graduação. Assim, alguns artigos deste volume tratam da memória e da sua relação com a história da violência e de questões de gênero; de resistências que marcam um projeto educativo no nordeste brasileiro; de elementos da identidade musical no nordeste argentino; de lugares ocupados por mulheres negras na vida comunitária da Colômbia; ou de questões de identidade no primeiro canal televisivo organizado e executado por um povo originário, na Argentina; entre outros temas.

Territórios em disputa: Línguas, Memórias e IdentidadesNo volume 2 (Territórios em disputa: línguas, memórias e identidades), os autores vão discutir elementos sobre práticas linguísticas na Tríplice Fronteira, com a apresentação de três artigos sobre o tema. Além disso, o volume traz artigos que traçam outras identidades, como a fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã. Traz, também, estudos sobre memória social em torno da história do Paraguai e da vida política de Alfredo Stroessner; aspectos políticos e sociais ligados à fundação da República do Peru; os componentes curriculares de cursos de geografia latino-americanos e caribenhos, em um estudo comparativo desses componentes em âmbito internacional, entre outras temáticas.

Territórios da arte e da memóriaJá o volume 3 (Territórios da arte e da memória) apresenta uma seleção das dez dissertações consideradas mais representativas da abrangência interdisciplinar do Programa, tendo como base a qualidade reflexiva desses trabalhos e a contribuição deles para os estudos latino-americanos. O tema dessas pesquisas trata sobre visualidades eurocentradas que subordinam uma reprodução estética e social da arte latino-americana; o conflito socioambiental na Província de Misiones entre 2015 e 2017; o resgate de percepções e vivências dos sujeitos que circulam pelo espaço de fronteira; o fandango mexicano e o brasileiro; as bases para um conceito de fotografia latino-americana e a formação de redes colaborativas; entre outros trabalhos que foram desenvolvidos por aqueles que hoje já receberam o título de mestres do PPGIELA. Mais informações sobre o Programa pode sem acessadas aqui.

Lançamento da coleção "América Latina Interdisciplinar e Plural" (Pedro & João Editores)

Data: 25 de março
Local: Conferência Web
Para acompanhar a conferência, é necessário cadastrar-se no momento do acesso