Institucional
PPGIELA lança coleção de artigos sobre principais pesquisas desenvolvidas
Três volumes integram a coleção "América Interdisciplinar e Plural", produzida pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) e que terá lançamento nesta quarta-feira (25), às 19h. A coleção apresenta um panorama dos trabalhos realizados ao longo de sete anos de existência do PPGIELA, com especial ênfase para a interlocução temática entre as linhas que são trabalhadas no Programa: Trânsitos Culturais; Práticas e Saberes; e Fronteiras, Diásporas e Mediações. Coordenam a coleção, as docentes e pesquisadoras Diana Araújo Pereira, Laura Fortes, Lívia Santos de Souza e Simone Beatriz Cordeiro Ribeiro, que reuniram uma série de artigos dos quais participaram estudantes, professores e egressos do Programa, além de convidados.
Em 2020, o PPGIELA contava com 76 egressos, sendo 48 mestres de nacionalidade brasileira e 28 de outros países. Segundo as coordenadoras da coleção, em decorrência da pandemia e do confinamento social, o Programa decidiu investir em uma viagem interna à sua própria história de configuração e crescimento. A partir daí, veio a proposta de lançamento desses três volumes, que representam parte da produção do Programa durante esses anos e que já estão disponíveis para acesso imediato.
O primeiro deles (Territórios liminares: violência, direitos e sensibilidades) traz trabalhos distintos, mas o conjunto traça uma linha que abarca reflexões sobre direitos humanos e o papel do fazer artístico. Os temas, segundo as organizadoras da obra, permitem observar alguns aspectos significativos para traçar reflexões sobre os Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos, que são a base desse programa de pós-graduação. Assim, alguns artigos deste volume tratam da memória e da sua relação com a história da violência e de questões de gênero; de resistências que marcam um projeto educativo no nordeste brasileiro; de elementos da identidade musical no nordeste argentino; de lugares ocupados por mulheres negras na vida comunitária da Colômbia; ou de questões de identidade no primeiro canal televisivo organizado e executado por um povo originário, na Argentina; entre outros temas.
No volume 2 (Territórios em disputa: línguas, memórias e identidades), os autores vão discutir elementos sobre práticas linguísticas na Tríplice Fronteira, com a apresentação de três artigos sobre o tema. Além disso, o volume traz artigos que traçam outras identidades, como a fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã. Traz, também, estudos sobre memória social em torno da história do Paraguai e da vida política de Alfredo Stroessner; aspectos políticos e sociais ligados à fundação da República do Peru; os componentes curriculares de cursos de geografia latino-americanos e caribenhos, em um estudo comparativo desses componentes em âmbito internacional, entre outras temáticas.
Já o volume 3 (Territórios da arte e da memória) apresenta uma seleção das dez dissertações consideradas mais representativas da abrangência interdisciplinar do Programa, tendo como base a qualidade reflexiva desses trabalhos e a contribuição deles para os estudos latino-americanos. O tema dessas pesquisas trata sobre visualidades eurocentradas que subordinam uma reprodução estética e social da arte latino-americana; o conflito socioambiental na Província de Misiones entre 2015 e 2017; o resgate de percepções e vivências dos sujeitos que circulam pelo espaço de fronteira; o fandango mexicano e o brasileiro; as bases para um conceito de fotografia latino-americana e a formação de redes colaborativas; entre outros trabalhos que foram desenvolvidos por aqueles que hoje já receberam o título de mestres do PPGIELA. Mais informações sobre o Programa pode sem acessadas aqui.
Lançamento da coleção "América Latina Interdisciplinar e Plural" (Pedro & João Editores)
Data: 25 de março
Horário: 19h
Local: Conferência Web
Para acompanhar a conferência, é necessário cadastrar-se no momento do acesso
Acesse aqui os três volumes da coleção