Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Política de Acompanhamento de Egressos está disponível para contribuições da comunidade

Ensino

Consulta pública ao documento está aberta até o dia 14 de setembro, por meio de formulário eletrônico
publicado: 14/08/2018 17h50, última modificação: 11/01/2019 23h18

Elaborada pelas pró-reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a minuta da Política de Acompanhamento de Egressos da UNILA está aberta para consulta pública. As contribuições da comunidade acadêmica e externa podem ser realizadas até 14 de setembro, via formulário eletrônico. Há um espaço abaixo de cada um dos artigos, parágrafos, incisos e alíneas para as contribuições, além de uma área, ao final do texto, para outras sugestões.

A minuta propõe que a Política seja “organizada e desenvolvida por meio de programas, com atividades e ações de acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UNILA, tais como oficinas, cursos, consultas e coleta de dados via questionários, enquetes, depoimentos, entrevistas, entre outras formas”. A assessora da Reitoria para a PROGRAD, Vanessa Woicolesco, ressalta o caráter institucional da Política. “Ela serve de parâmetro para mensurar e avaliar as políticas desenvolvidas pela Universidade em todas as áreas. Além disso, é uma demanda também do MEC para avaliação institucional”.

De acordo com o assessor da Reitoria para a PRPPG, Marcelo Cezar Pinto, a Política tem relação também com as avaliações dos cursos de pós-graduação. “Na avaliação realizada pela Capes, um dos critérios é o grau de nucleação do programa de pós-graduação, ou seja, quantos dos seus egressos estão atuando no âmbito de uma pós-graduação externa. Dessa forma, caso tenham saído da UNILA, é importante saber para quais lugares esses egressos foram e se nesses lugares estão desenvolvendo pesquisas e parcerias que têm relevância para o programa original em que eles se formaram”, explica.

A abertura para contribuições visa dar transparência ao processo. “Com esse processo, buscamos que no documento institucional esteja traduzido o que tanto a comunidade interna quanto a externa esperam em relação aos nossos egressos”, afirma Vanessa. “É importante essa prática de consulta, pois abre espaço para as pessoas detectarem algo que poderia estar contemplado e não está, ou sugerirem uma melhor redação de algum trecho”, complementa Marcelo.

Após o término do período de consulta à comunidade, as sugestões serão compiladas e avaliadas pela PROGRAD e PRPPG. Em seguida, o documento seguirá para aprovação da Comissão Superior de Ensino.