Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas realizadas no Parque do Iguaçu abrem programação do Pint of Science nesta segunda
conteúdo

Extensão

Pesquisas realizadas no Parque do Iguaçu abrem programação do Pint of Science nesta segunda

“Onças e uma cidade perdida” é o tema do bate-papo que começa às 19h, no Tetris Container Hostel, com entrada gratuita
publicado: 07/11/2022 12h26, última modificação: 07/11/2022 12h26

Você sabia que a área do Parque Nacional do Iguaçu pode ter vestígios arqueológicos de uma missão jesuítica que existiu no século 17? A apresentação de uma pesquisa inédita sobre a redução jesuítica de Santa Maria do Iguaçu é um dos assuntos da noite de abertura do Pint of Science de Foz do Iguaçu, que acontece nesta segunda-feira (07) a partir das 19h, no Tetris Container Hostel (Avenida Cataratas, 639). A primeira noite do evento - que leva ciência para os bares de todo o Brasil - será dedicada às pesquisas realizadas na Região, na noite intitulada “Onças e uma cidade perdida no Parque Nacional do Iguaçu”. A entrada é gratuita.

No bate-papo, estará presente o historiador e museólogo, Pedro Louvain que vai apresentar dados inéditos e relatos reais sobre a fundação, o cotidiano, as dificuldades e o fim de Santa Maria do Iguaçu, em uma trama que mistura antropofagia, poligamia e catequese. E, para mostrar que o Parque é um laboratório a céu aberto para pesquisas de inúmeras áreas de conhecimento, o Pint of Science também trará a bióloga Yara Barros, coordenadora executiva do projeto Onças do Iguaçu. Yara vai falar sobre como a coexistência de seres humanos com grandes felinos é uma das principais frentes para a conservação da população de onças-pintadas na região do Iguaçu.

O Pint of Science continua na terça-feira (08), quando o tema central será “Feminismos e Masculinidades - repensando as relações de gênero”. A conversa com os pesquisadores Waldemir Rosa e Elen Schneider, será a partir das 19h, no 277 Craft Beer (Rua Marechal Floriano, 709). Na quarta-feira (09), a noite de encerramento também será no 277 Craft Beer com o tema “Máquinas e Cidades Inteligentes, quem contra quem?”, com o coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial (LAMIA) da UTFPR, Thiago Naves, e o cientista da Computação Antônio Marcos Massao Hachisuca.

Ciência e cerveja, uma combinação de sucesso

O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O Festival tem o objetivo de oferecer um espaço para que cientistas possam falar sobre os últimos avanços científicos em um formato acessível ao público - principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos. O festival chegou ao Brasil em 2015 e desde então já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil.

Em Foz do Iguaçu, o evento é um projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e conta com o patrocínio da Koba.