Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça mais três mestrados da UNILA para alcançar novos desafios com a pós-graduação
conteúdo

Institucional

Conheça mais três mestrados da UNILA para alcançar novos desafios com a pós-graduação

Agora é a vez de conhecer as propostas dos Programas de Literatura Comparada (PPGLC), História (PPGHIS) e de Economia (PPGE)
publicado: 23/08/2023 08h03, última modificação: 23/08/2023 09h14

A gente já sabe que você tem foco, determinação e quer mais uma conquista para a sua carreira acadêmica e profissional. E também que é por isso está pensando em fazer um curso de pós-graduação na UNILA. Nessa segunda parte da série de matérias especiais sobre as possibilidades de ingressar em um dos 12 cursos de mestrado e dois de doutorado que a Universidade oferece, vamos apresentar mais uma rodada de três Programas de Pós-Graduação para você ficar por dentro de tudo. Alguns já estão com processo seletivo aberto e todos são destinados para candidatos brasileiros e de outras nacionalidades, visto que todos os Programas procuram preencher suas vagas com proporcionalidade em relação a número de ingressantes e suas origens.

Literatura Comparada

Esse é um programa de pós-graduação relativamente novo, iniciou suas atividades em 2016, mas já recebeu conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e se encontra, agora, em processo de composição de proposta para a abertura de doutorado. O Programa já conta 75 egressos, sendo que 17 são estudantes estrangeiros que conquistaram o título de mestre. De outros países, já passaram pelo PPGLC estudantes provenientes da Colômbia, Paraguai, Benin, Guiné-Bissau, El Salvador, Bolívia, Venezuela, entre outros.

Os candidatos geralmente têm formação na área de Humanas, principalmente em cursos como Artes, Letras e Linguística, mas é significativa também a presença de graduados em Cinema, Educação e História. De acordo a Coordenadoria do PPGLC, é expressiva a participação de professores da Rede Pública Municipal e Estadual de ensino, atraindo geralmente pessoas interessadas em literatura e outras artes e que propõem leituras comparadas de diferentes manifestações estético-narrativas sobre o universo cultural latino-americano.

A produção acadêmica traz elementos diversos, alguns ligados à experiência da fronteira, como a dissertação de Ana Carolina Martins dos Santos com o titulo Atravessamentos Fronteiriços, Linguísticos e Poéticos em Fabián Severo & Raquel Valle Sentíes” e de Ana Gabriella Melo Ribeiro Aires, intitulada “Mar Paraguayo: o 'Trans' como Chão de uma Poética, uma Leitura em Ciranda”, ambas defendidas neste ano.

Já o trabalho “Stella do Patrocínio: entre a letra e a negra garganta de carne”, de Sara Martins Ramos, é considerada uma referência nacional nos estudos sobre a artista, rendendo à autora do trabalho menção honrosa no Prêmio Dirce Côrtes Riedel 2023 , na categoria dissertaçãoDurante a pesquisa, a autora resgatou áudios inéditos da poeta carioca Stella do Patrocínio. A obra escrita de Stella é o resultado de transcrições de gravações realizadas enquanto ela era interna em uma instituição de saúde mental do Rio de Janeiro, onde passou mais de 30 anos de sua vida. 

Outro trabalho de relevância nacional é “A queda do céu: a flecha lançada por Davi Kopenawa Yanomami para atingir o coração dos napë e ensiná-los a sonhar”, de Francielie Moretti (2021), considerado um trabalho de muita envergadura e com contribuições bastantes significativas para a área.

A dissertação da discente colombiana Daniela Serna Gallego foi exposta como instalação artística em seu país e adquiriu significante projeção. A obra final da dissertação “Narrativas, Objetos y Derivas: una reescritura visual de los cuentos O ovo e a galinha y Ojos de perro azul” também foi publicada em livro pela Pedro & João Editores no ano passado.

Também da Colômbia é possível destacar o trabalho defendido em 2021: “Nuestro Bolívar: da heroificação à humanização da sua figura na ficção”, de Hugo Eliecer Dorado Mendez, que não se restringe somente ao país de origem do estudante, mas também discute a figura de Bolívar em outros países da América Latina, tendo o trabalho também sido publicado como livro.

História

Um pouco mais recente, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS), iniciou atividades em 2019 e já conta com 21 discentes que concluíram e receberam o título de mestre. Do total de discentes que passaram pelo Programa, 11 são estudantes estrangeiros (do Perú, Colômbia e Paraguai) e, entre eles, três são de Guiné-Bissau, país da África Ocidental, dado que mostra que o Programa recebe estudantes com boa variação de origem. Os cursos de graduação dos estudantes que se matriculam no PPGHIS são variados, contudo, predomina a formação em Humanas e, em particular, em cursos de graduação em História.

O coordenador do programa, Alexandre Varella, destaca que o perfil do ingressante é variado, em termos socioeconômicos, culturais e identitários, com a presença contínua de estudantes das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, além dos estudantes estrangeiros. “Além do Programa incentivar o ingresso de estudantes de todas as regiões do Brasil e dos outros países, particularmente do chamado Sul Global, existe condições de ingresso em ações afirmativas, o que também gera um público estudantil diferenciado, com a presença e possibilidade de ingresso de pessoas trans, quilombolas, indígenas e de pouca renda”, diz.

Entre os temas abordados em pesquisas realizadas pelos egressos do Programa, pode-se destacar o da haitiana Ludmia Amicia Pierre-Louis, sobre a patrimonização do Haiti. Entre temas brasileiros de relevância, já teve trabalhos sobre a escravidão na Amazônia, as artes visuais no Nordeste, a cabanagem no Pará, imigração indiana em Salta (Argentina), e sobre códices escritos por indígenas mesoamericanos durante a invasão espanhola. Para conhecer mais sobre as produções do PPGHIS, acesse o Bibiloteca Digital de Dissertações e Teses do Programa.

Já a dissertação "Conceito de 'Revisionismo' na Crítica Historiográfica do “Movimento Crítico ao Revisionismo Contemporâneo”: Uso, Limites e Possibilidades", de Gabriel Antonio Butzen recebeu a Menção Honrosa no Concurso Teses, Dissertações e Monografias da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia. O orientador do trabalho, Pedro Cristóvão dos Santos, explica que o autor discute a ideia de revisionismo histórico, um conceito que pode assumir sentido positivo ou negativo, conforme o crítico ou movimento historiográfico. De acordo com Pedro, por um lado, a escrita da história está sempre em constante revisão; por outro, ‘revisionismo’ tornou-se um termo negativo, usado para caracterizar tentativas de deturpar ou distorcer o conhecimento de uma época ou fato histórico.

É um trabalho relevante no contexto atual, em que estão em debate as várias tentativas de rever narrativas sobre períodos históricos particularmente carregados de significados políticos, como o período da ditadura civil-militar brasileira. Num momento em que se disseminam tentativas de ‘rever’ a história em diversos espaços e mídias (incluindo blogs e redes sociais), a pesquisa do Gabriel explora o que significa falar em revisar a história”, avalia Pedro.

Se você se interessou pelo PPGHIS, se atente ao prazo de inscrições que segue até o dia 16 de outubro. Consulte o Edital 09/2023/PPGHIS para concorrer a uma das 20 vagas disponíveis.

Economia

Com área de concentração em Economia Aplicada, o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) teve início das atividades em 2019, com finalidade estudar temas associados a economia do bem-estar social, macroeconomia e desenvolvimento. Tais temas estão vinculados a natureza da UNILA e do curso de Ciências Econômicas, que tratam da integração latino-americana, com enfoque no desenvolvimento regional, intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e Caribe.

O PPGE, assim como demais programas de pós-graduação da UNILA, reserva metade das vagas para estudantes brasileiros e outra metade para os provenientes de outros países da América Latina, geralmente recebendo os graduados em Economia. A diferença de ingresso, no caso do PPGE, é que os brasileiros são selecionados com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da Anpec  (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia). As inscrições para o exame deste ano já encerraram e as provas acontecerão no final de setembro. Já os estudantes estrangeiros são selecionados por edital específico, com inscrições que seguem até o dia 10 de setembro.

Candidatos estrangeiros que desejam se candidatar a uma das xx vagas têm até o dia 10 de setembro. Para mais informações, acesse o Edital 09/2023/PPGE.

Fique atento aos próximos eventos dos
Programas de Pós-Graduação da UNILA: 

PPGRI - Abertura da Semana Discente 2023
Até o dia 24/08, no auditório do campus Integração e do Jardim Universitário - Clique para mais informações.
Dia 23: Mesa "Crise da Democracia e Segurança Internacional na América Latina"
Dia 24: Mesa "Demarcando as problemáticas de gênero e política externa a partir do Sul Global"

 

Veja a primeria edição dessa série de reportagens especiais sobre os Programas de Pós-Graduação da UNILA