Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No Dia Mundial do Coração, alunos de Medicina realizam ações educativas e de prevenção

Vida Universitária

Atividades serão neste domingo (29), na Feira da JK, e envolvem estudantes da Liga de Cardiologia e Liga de Medicina do Estilo de Vida
publicado: 26/09/2019 13h46, última modificação: 26/09/2019 13h59

Calcula-se que, a cada ano, 350 mil pessoas morrem no Brasil vítimas de doenças cardiovasculares. Ou seja, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por conta de alguma enfermidade no coração. Para conscientizar sobre a prevenção dessas doenças, alunos do curso de Medicina da UNILA realizam, neste domingo (29), das 9h30 às 12h, ações educativas voltadas para toda a comunidade de Foz do Iguaçu. As atividades serão realizadas na Feira da JK e fazem parte da comemoração do Dia Mundial do Coração, iniciativa da World Heart Federation que tem o objetivo de divulgar as formas de prevenção e controle dessas doenças.

Atividade faz parte do projeto UNILA na Feira.No local, os estudantes de Medicina irão avaliar o risco cardiovascular da população, por meio de aferição da pressão arterial, peso e altura. Além disso, os acadêmicos vão dialogar com os participantes sobre a necessidade da prevenção cardiovascular, alertando de que forma o estilo de vida influencia a saúde do coração e como é possível evitar agravos de saúde a partir de mudanças no cotidiano. A atividade vai envolver 25 estudantes, que integram a Liga Acadêmica de Cardiologia (LICAR) e a Liga Universitária de Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese (LUMES), com o apoio do Instituto de Cardiologia Comportamental de Foz do Iguaçu (Iccor).

De acordo com a estudante de Medicina Caroline Sousa da Silva, uma das organizadoras do evento em Foz do Iguaçu, o objetivo da atividade é motivar que a população detenha a informação sobre sua própria condição de saúde. No caso do coração, por exemplo, ao controlar os fatores de risco  como tabagismo, alimentação inadequada e falta de atividade física –, cerca de 80% das mortes prematuras por doenças cardíacas e AVCs poderiam ser evitadas. “Para nós, estudantes de Medicina, pensar em ações de prevenção é, também, pensar em impacto no número de hospitalizações e complicações em nossos futuros pacientes. A região de Foz do Iguaçu é peculiar por possuir grande contingente populacional que busca o serviço de saúde e grande diversidade étnica e cultural, cada qual com seus determinantes de saúde modificáveis e não modificáveis. Por isso, acreditamos que uma ação em um espaço como a Feira da JK tem potencial para atingir grande número de pessoas dentro dessa grande diversidade que encontramos em Foz”, explica a discente, que está no sexto período do curso.

Como prevenir

Segundo o Cardiômetro, plataforma mantida pela Sociedade de Cardiologia e pelo SUS, as doençaCartilha da Sociedade Brasileira de Cardiologias isquêmicas, como o infarto agudo do miocárdio, são as doenças que mais matam no Brasil, seguidas pelas doenças cerebrovasculares, como o acidente vascular cerebral, e pelas doenças hipertensivas, que inclui o a hipertensão arterial sistêmica.

Os cuidados sugeridos pela Organização Mundial da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia estão relacionados ao cuidado com o estilo de vida: dieta balanceada e nutritiva, prática de exercícios físicos para combater o sedentarismo, cessação do tabagismo, cuidado com o sono e manejo do estresse. “Esses cuidados também estão relacionados com os pilares da Medicina do Estilo de Vida, que é um assunto que pretendemos levar à população no domingo”, salienta Caroline Sousa da Silva.