Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrados em Literatura Comparada e em Estudos Latino-Americanos estão com inscrições abertas

Processo Seletivo

Programas ofertam vagas para ampla concorrência e para ações afirmativas; aulas terão início no primeiro semestre de 2025
publicado: 24/09/2024 11h40, última modificação: 24/09/2024 11h43

Os programas de pós-graduação em Literatura Comparada (PPGLC) e Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) estão com inscrições abertas para a seleção de alunos(as) regulares para ingresso em 2025.

Confira os detalhes:

Mestrado em Literatura Comparada (PPGLC)

O PPGLC está ofertando 18 vagas, em duas linhas de pesquisa: “Narrativas, Diásporas, Memória e História” e “Temas, Imagens e Transculturalidade”. O edital também prevê reserva vagas para candidatos(as) negros(as), indígenas, pessoas com deficiência, transgêneros(as) e refugiados(as).

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de novembro de 2024.

Para participar, é necessário submeter um projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de investigação, além de obter uma anuência de um(a) dos(as) docentes do programa. O processo seletivo será dividido em duas fases: a análise do projeto e uma entrevista a distância.

Os resultados serão divulgados em 15 de dezembro de 2024, com matrículas e início das aulas conforme o calendário acadêmico de 2025.

Acesse o Edital PPGLC 14/2024

Mestrado em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)

O PPGIELA oferece 24 vagas em três linhas de pesquisa: “Práticas e Saberes”, “Trânsitos Culturais” e “Fronteiras, Diásporas e Mediações”. O curso destaca-se por sua abordagem interdisciplinar e seu compromisso com as questões sociais e culturais da América Latina.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e políticas de ação afirmativa, com 12 vagas reservadas para negros(as), pardos(as), indígenas, quilombolas, transgêneros(as), refugiados(as) e pessoas com deficiência.

As inscrições vão até 27 de setembro de 2024, para aqueles(as) candidatos(as) que já obtiveram a carta de aceite de um docente do programa.

O processo seletivo também será dividido em duas fases: análise do projeto de pesquisa e entrevista a distância. Os resultados finais serão divulgados em 2 de dezembro de 2024, com previsão de início das aulas para março de 2025.

Acesse o Edital PPGIELA 21/2024

Ambos os programas são gratuitos e visam fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de temas essenciais para a compreensão e integração da América Latina, destacando o papel da universidade como um espaço de formação acadêmica crítica e socialmente comprometida.