Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programas de Pós-Graduação da UNILA ofertam 245 vagas para ingresso em 2025

Programas de Pós-Graduação da UNILA ofertam 245 vagas para ingresso em 2025

Há vagas para os níveis de mestrado e doutorado; seleções incluem oportunidades para candidatos brasileiros e estrangeiros, além de cotas destinadas a ações afirmativas
publicado: 12/09/2024 13h53, última modificação: 12/09/2024 13h53

Quem pretende iniciar uma pós-graduação em 2025 deve se apressar: já estão abertas as inscrições para oito programas de pós-graduação na UNILA. Dois deles ofertam vagas tanto no nível de mestrado quanto no doutorado. No total, estão abertas as inscrições para 245 vagas para alunos regulares.

Confira, no quadro abaixo, os programas com inscrições abertas e seus respectivos números de vagas e prazos:

Nível Curso Vagas Prazo de Inscrição
Mestrado Economia (PPGE) 10 27 de setembro
Mestrado Relações Internacionais (PPGRI) 22 29 de setembro
Mestrado Energia e Sustentabilidade (PPGIES) 32 30 de setembro
Mestrado História (PPGHIS) 16 6 de outubro
Mestrado Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) 30 8 de outubro
Mestrado Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) 26 11 de outubro
Mestrado Profissional em Educação (PPGEDU) 42 15 de outubro
Mestrado Engenharia Civil (PPGECI) 12 31 de outubro
Doutorado Energia e Sustentabilidade (PPGIES) 25 30 de setembro
Doutorado Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) 30 8 de outubro

Como funcionam as seleções

Cada programa possui calendário e processo seletivo próprios, portanto, os candidatos precisam ler atentamente os editais dos cursos de seu interesse. Mas, algumas regras são comuns a todos os PPGs, conforme determinam as normativas e regulamentos da UNILA.

Um ponto em comum a todos os programas é que, na UNILA, as seleções podem ser realizadas em português ou espanhol, conforme o idioma de preferência do candidato. Isso porque a UNILA é uma universidade oficialmente bilíngue e com vocação internacional, e sua lei de criação prevê a disponibilidade de vagas tanto para candidatos brasileiros quanto para os vindos de outros países latino-americanos e caribenhos.

Além disso, todos os processos seletivos também preveem a reserva de vagas para candidatos que se enquadrem nos critérios das ações afirmativas, como: pessoas negras; pessoas com deficiência; indígenas; quilombolas; trans e pessoas não binárias; e refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadoras de visto humanitário.

As seleções podem conter etapas diversas, como carta de aceite do docente que poderá vir a ser o orientador, pré-projeto de pesquisa, análise de currículo e entrevista. Além disso, será necessário que o candidato possua conhecimento comprovado em um segundo idioma.

Por fim, cabe salientar que todas as seleções da UNILA são gratuitas e realizadas online. O candidato não paga nenhuma taxa para se inscrever ou se matricular, bem como nenhuma cobrança é realizada até o fim do curso.

As vagas

O número de vagas pode variar conforme o curso, portanto, o candidato precisa ler especificamente o edital do programa de seu interesse.

Via de regra, os editais de seleção já preveem quantas vagas são destinadas a cada linha de pesquisa e/ou subdivididas por docente e também a previsão de vagas reservadas ou adicionais para as ações afirmativas.

Aluno regular X aluno especial

Outro ponto importante sobre os programas de pós-graduação é a diferença entre a seleção para aluno regular e aluno especial.

Semestralmente ou anualmente, os programas abrem estas seleções, que funcionam da seguinte forma:

• Aluno regular: é aquele que irá cursar todo o programa (seja de mestrado ou de doutorado), realizando as disciplinas e finalizando com sua dissertação ou tese. Ao final, receberá o título de mestre ou doutor.
  • Aluno especial: é aquele que se matricula em apenas uma disciplina, que deve ser cursada em um semestre. Este tipo de aluno não tem vínculo regular com o programa, mas pode vir a tê-lo no futuro, se decidir se inscrever no processo seletivo regular. Neste caso, poderá utilizar o crédito da disciplina já cursada para abater na sua grade obrigatória. Além disso, a disciplina cursada em qualquer programa da UNILA também pode ser aproveitada em cursos de pós-graduação lato sensu de outras instituições de ensino superior.

Os programas

A UNILA dispõe, atualmente, de 13 programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, sendo 12 acadêmicos e um profissional.

Na página da Pós-Graduação, clicando na imagem de cada um deles, é possível ser redirecionado para os hotsites individuais, onde constam as informações mais detalhadas, como corpo docente, grade curricular, linhas de pesquisa e outras.

Clique na imagem abaixo para ser redirecionado(a) para a página da Pós. O texto continua após a imagem.

Para acompanhar todas as seleções abertas, é possível acessar, também, diretamente o Portal de Editais.

Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para a secretaria acadêmica do respectivo programa, disponível na página de cada um.

As especializações

Além dos programas de mestrado e doutorado, a UNILA também disponibiliza vagas de pós-graduação lato sensu, ou seja, especializações.

Da mesma forma que o stricto sensu, cada curso possui regras próprias, que devem ser consultadas pelos candidatos nos respectivos editais.